Salmos 89

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Poema da colecção de Etan, natural de Canaã
1 Hei-de cantar para sempre o amor do SENHOR; hei-de anunciar a sua fidelidade de geração em geração.
2 Proclamarei que o teu amor é eterno e que a tua fidelidade é eterna como o céu.  
3 Tu dizes: «Fiz um pacto com o meu escolhido, fiz uma promessa ao meu servo David:  
4 Estabelecerei a tua descendência para sempre e firmarei por muitas gerações o teu trono.»  
5 Os céus celebram as tuas maravilhas, SENHOR, e a assembleia sagrada louva a tua fidelidade.  
6 Quem poderá nos céus comparar-se ao SENHOR? Quem, entre os seres celestiais, se lhe pode igualar?
7 Deus é grande na assembleia dos céus; maior e mais temível que todos os que o rodeiam.  
8 Ó SENHOR, Deus todo-poderoso, não há ninguém como tu! És poderoso, e a fidelidade está em ti.  
9 Tu dominas o mar embravecido e amainas as suas ondas encrespadas.  
10 Esmagaste o monstro marinho e mataste-o; com o teu grande poder dispersaste os teus inimigos.  
11 Tu és o SENHOR do céu e da terra, formaste o mundo e tudo o que ele contém.  
12 Criaste o Norte e o Sul; os montes Tabor e Hermon cantam o teu nome  
13 Como o teu braço é poderoso, como é grande a força das tuas mãos!  
14 O teu reino está assente na justiça e no direito; o amor e a verdade acompanham-te em toda a parte. 
15 Feliz o povo que sabe aclamar-te, SENHOR, que sabe caminhar na luz da tua presença.  
16 Em teu nome se alegra a toda a hora e se entusiasma com a tua generosidade.  
17 Na verdade, tu és a nossa força e a nossa glória; o nosso poder aumenta pela tua boa vontade.  
18 O nosso protector é o SENHOR! O nosso rei é o Deus santo de Israel!  
19 Outrora falaste por meio de visões e disseste aos teus servos fiéis: «Escolhi um jovem em vez de um herói; fiz subir ao trono um rapaz em vez de um soldado.  
20 Fiz rei o meu servo David; consagrei-o com o óleo santo.  
21 A minha força está sempre com ele e o meu poder torná-lo-á forte.  
22 Não o surpreenderão os inimigos e os perversos não o humilharão. 
23 Derrubarei os seus inimigos na sua presença; destruirei os que o odeiam!  
24 A minha fidelidade e o meu amor estão com ele; pelo meu nome ele crescerá em poder.  
25 Estenderei o seu poder sobre os mares e o seu domínio sobre os rios.  
26 Ele me invoca, dizendo: “Tu és o meu pai; és o meu Deus, o meu rochedo de salvação.”  
27 Eu dar-lhe-ei os direitos de filho mais velho; reinará acima dos reis da terra.  
28 Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor e a minha aliança com ele manter-se-á firme.  
29 Estabelecerei para sempre a sua descendência, que reinará no seu trono, enquanto houver céu.  
30 Mas se os seus descendentes abandonarem a minha lei, se não andarem segundo as minhas ordens,  
31 se violarem os meus preceitos e não cumprirem os meus mandamentos,  
32 então, hei-de castigá-los severamente pelos seus pecados, e fazê-los sofrer pelos seus erros.  
33 Mas não lhes retirarei o meu favor, nem renegarei a minha fidelidade.  
34 Não quebrarei a minha aliança, nem retirarei as promessas que fiz.  
35 Jurei uma vez por minha honra e de forma alguma enganarei David.  
36 Os seus descendentes reinarão para sempre, no seu trono, enquanto existir Sol;  
37 ficarão firmes para sempre, como a Lua, ficarão firmes, enquanto existir céu.»  
38 No entanto, indignaste-te com o teu ungido; aborreceste-te dele e rejeitaste-o.  
39 Renegaste a aliança que tinhas com o teu servo; deitaste por terra a sua coroa.  
40 Derrubaste todos os muros da cidade; deixaste em ruínas as suas fortalezas.  
41 Todos os que passam pelo teu servo o despojam; os seus vizinhos escarnecem dele.  
42 Deste vitória aos seus inimigos, êxito aos seus adversários. 
43 Embotaste o fio da sua espada e não o sustiveste na batalha.  
44 Fizeste cessar o seu esplendor; deitaste por terra o seu trono.  
45 Tiraste-lhe a vida em plena juventude; encheste-o de vergonha.  
46 Até quando, SENHOR, estarás escondido? Será a tua ira como fogo abrasador?  
47 Lembra-te, SENHOR, da minha vida tão curta! Foi para isto que criaste a Humanidade.  
48 Haverá alguém que não tenha de morrer? Quem se poderá livrar do poder da morte?  
49 Senhor, onde está o teu amor de outrora, o amor que juraste a David pela tua fidelidade? 
50 Lembra-te, Senhor, das ofensas contra o teu servo; trago no peito os ultrajes de todas as nações,  
51 com que os teus inimigos nos ofendem, SENHOR! Eles ofendem a cada passo o teu ungido!  
52 Bendito seja o SENHOR para sempre. Ámen! Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário