Salmos 69

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao director do coro. Segundo a melodia «Os lírios». Salmo da colecção de David.  
1 Salva-me, ó Deus, porque estou quase a afogar-me;  
2 estou a afundar-me num pântano profundo, não tenho onde apoiar os pés. Vim parar em águas muito fundas e a corrente está a arrastar-me.  
3 Estou rouco de gritar, dói-me a garganta; os meus olhos cansaram-se de esperar, ó meu Deus!
4 São mais os que me odeiam sem razão do que os cabelos da minha cabeça; mais numerosos são ainda os inimigos que mentem contra mim. Terei então de restituir aquilo que não roubei?
5 Tu, ó Deus, conheces bem a minha insensatez; não posso esconder de ti as minhas culpas. 
6 Que não passem vergonha por minha causa os que confiam em ti, ó SENHOR, Deus todo-poderoso. Que aqueles que te procuram não fiquem desiludidos comigo, ó Deus de Israel. 
7 Por amor de ti tenho sofrido insultos; a minha cara cobriu-se de vergonha.  
8 Sou como um estranho para os meus irmãos; sou um desconhecido para os filhos da minha mãe.  
9 O zelo da tua casa me consome; as ofensas dos que te insultam caíram sobre mim.  
10 Mesmo quando eu choro e jejuo eles fazem troça de mim;  
11 mesmo quando me visto de luto eles escarnecem de mim.  
12 Falam de mim pelas ruas da cidade e os bêbedos cantam cantigas sobre mim.  
13 Eu, porém, SENHOR, dirijo-me a ti em oração; responde-me, ó Deus, quando achares oportuno, responde-me, pelo teu grande amor! Tu que és ajuda fiel, 
14 tira-me do lodo para que não me afunde! Salva-me dos que me odeiam e das águas profundas!  
15 Não deixes que a corrente me arraste; não deixes que o abismo me engula, nem que a boca do poço se feche sobre mim!  
16 Responde-me, SENHOR, porque o teu amor é bondade; olha para mim, pela tua grande compaixão.
17 Não desvies o olhar deste teu servo; responde-me depressa, porque estou em perigo!  
18 Aproxima-te de mim e salva-me; livra-me dos meus inimigos!  
19 Tu sabes as ofensas, a vergonha e a desonra, que sofri; tu conheces os meus inimigos!  
20 As ofensas e a doença despedaçam-me o coração. Esperei compaixão de alguém, mas foi em vão; não encontrei ninguém que me confortasse.  
21 Deram-me fel, em vez de comida e, quando tive sede, deram-me vinagre.  
22 Que os seus banquetes se transformem em armadilha, para ele e para os seus convidados. 
23 Escurece-lhes a vista, para que não vejam; enfraquece-lhes os músculos, para que tremam.  
24 Descarrega sobre eles a tua indignação; sejam atingidos pelo furor da tua ira!  
25 Que o seu acampamento fique deserto e que não haja quem habite nas suas tendas,  
26 pois perseguem aqueles que tu castigaste e troçam das dores dos que tu feriste. 
27 Deixa que aumentem o rol dos seus pecados e não permitas que alcancem o teu perdão. 
28 Risca-os do livro da vida! Não os ponhas na lista dos justos!  
29 Mas a mim, que estou aflito e triste, levanta-me, ó Deus, e salva-me. 
30 Louvarei com cânticos o nosso Deus; glorificá-lo-ei, com acções de graças.  
31 Isto será mais agradável para o SENHOR do que sacrifícios de touros e novilhos.  
32 Que os humildes vejam isto e se alegrem e os que procuram a Deus se encham de coragem,  
33 porque o SENHOR escuta os necessitados e não despreza o seu povo na aflição.  
34 Louvem o SENHOR os céus e a terra, o mar e todos os seres que o habitam!  
35 Na verdade, Deus há-de restaurar Sião, e reconstruir as cidades de Judá, e hão-de regressar os que tinham sido expulsos. 
36 Os descendentes dos seus servos são herdeiros de Sião e lá hão-de habitar aqueles que o amam.

Sem comentários:

Enviar um comentário