Salmos 102

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oração dum infeliz, que na sua miséria manifesta a sua angústia diante do SENHOR.  
1 SENHOR, escuta a minha oração e aceita o meu clamor!  
2 Não desvies de mim o teu olhar, quando estou angustiado; digna-te escutar o meu lamento! Responde-me depressa, quando te invocar!  
3 Porque os dias da minha vida desaparecem como fumo; o meu corpo arde como um braseiro.  
4 Qual erva cortada, o meu coração está ressequido; nem vontade tenho de comer o meu pão!  
5 De tanto gemer fiquei reduzido a pele e osso. 
6 Sou como uma ave selvagem no deserto, como um mocho em ruínas abandonadas.  
7 Não consigo dormir e assim fico, como um pássaro em cima dum telhado.  
8 Os meus inimigos ofendem-me sem cessar e furiosos rogam pragas contra mim.  
9 Em vez de pão, tenho comido cinza; e a minha bebida mistura-se com as lágrimas,  
10 por causa da tua ira e da tua indignação; fizeste-me subir, para depois me desprezares.  
11 Os dias da minha vida são como a sombra que avança e eu vou secando como a erva.  
12 Mas tu, SENHOR, és rei para sempre; o teu nome será sempre lembrado!  
13 Ergue-te, SENHOR, tem piedade de Sião; já é tempo de lhe perdoares! Sim, chegou a hora!  
14 Os teus servos amam as suas pedras, têm pena das suas ruínas.  
15 Todas as nações e os reis da terra respeitarão o nome glorioso do SENHOR,  
16 quando ele reconstruir Sião e se lhe manifestar na sua glória;  
17 quando escutar a oração do desamparado e não rejeitar os seus rogos. 
18 Que isto fique escrito para as gerações futuras, para que louvem o SENHOR os que ainda hão-de nascer. 
19 O SENHOR observa do alto do seu santuário; lá do céu ele olha para a terra,  
20 para escutar os lamentos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte.  
21 Em Sião será anunciado o nome do SENHOR e em Jerusalém ouvir-se-ão os seus louvores,  
22 quando os povos de todas as nações se reunirem para adorar o SENHOR. 
23 Ele tirou-me as forças a meio do caminho, abreviou a minha vida.  
24 Eu pedi: «Meu Deus, não me leves a meio da vida!» Os teus anos, SENHOR, não têm fim!  
25 Fundaste a terra desde o princípio; tu próprio criaste os céus. 
26 Eles deixarão de existir, mas tu permanecerás. Como uma peça de vestuário, vão-se gastando e serão mudados como quem muda de roupa!  
27 Mas tu és sempre o mesmo; os teus anos não têm fim.  
28 Os descendentes dos teus servos hão-de viver tranquilos e seguros junto de ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário