Salmos 49

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao director do coro. Salmo da colecção dos descendentes de Corá
1 Oiçam bem isto, povos da terra; escutem, habitantes do mundo,  
sejam ricos ou pobres, poderosos ou humildes.  
3 Vou falar-lhes com sabedoria e expressar-lhes os meus pensamentos mais profundos;  
4 prestarei atenção ao ensino dos sábios e explicarei o seu sentido profundo ao som da lira.
5 Por que hei-de eu temer os dias maus, quando me cercar a maldade dos meus inimigos?  
6 Eles confiam nas suas riquezas e gabam-se de terem muitos bens.  
7 Infelizmente, ninguém pode resgatar-se a si próprio nem pagar a Deus o devido preço.  
8 O resgate de uma vida é muito caro; todo o dinheiro seria pouco;  
9 não chegaria para o livrar da morte e para que vivesse eternamente.  
10 Repara, que até os sábios morrem, como morrem os loucos e os estúpidos, deixando aos outros os seus bens.
11 O sepulcro será o seu lugar eterno, a sua habitação para sempre, mesmo os que deram o seu nome a terras!
12 O homem dependente da riqueza não durará; como todos os animais, também ele tem que morrer.  
13 Este é o caminho daqueles que só em si confiam; o destino dos que se deleitam nas suas palavras.  
14 Estão condenados a morrer como ovelhas e a morte será o seu pastor; cairão nas suas goelas como animais; a sua força será consumida e devorada pelo sepulcro. 
15 Mas Deus há-de resgatar a minha vida, e arrancar-me ao poder da morte.  
16 Não te preocupes se alguém enriquece, se aumenta o luxo da sua casa.  
17 Quando ele morrer nada levará consigo; a sua fortuna não o acompanhará,  
18 mesmo que nada lhe tivesse faltado em vida. Ainda que as pessoas te louvem por seres rico,  
19 juntar-te-ás na morte aos antepassados, que não voltarão mais a ver a luz.  
20 A grandeza de um homem não o salva da morte; como todos os animais também ele tem que morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário