Salmos 109

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao director do coro. Salmo da colecção de David
1 Ó Deus, a quem eu louvo, não fiques em silêncio.  
2 Os maus e os mentirosos falam contra mim, dizem mentiras a meu respeito. 
3 Cercam-me com palavras de ódio; atacam-me sem razão!  
4 Em paga do meu amor, acusam-me; e eu apenas faço oração.  
5 Pagam-me o bem com o mal, o amor com o ódio. 
6 Eles dizem: «Escolham um juiz corrupto para o julgar e que a seu lado esteja um acusador.  
7 Que ele seja julgado e condenado; que até a sua súplica seja considerada transgressão! 
8 Que viva pouco tempo e outro ocupe o seu lugar! 
9 Que os seus filhos fiquem órfãos e a sua mulher fique viúva!  
10 Que os seus filhos andem errantes a mendigar! Que os expulsem da sua casa em ruínas!  
11 Que os credores usurpem todos os seus haveres; que os estranhos fiquem com o ganho do seu trabalho.  
12 Que ninguém tenha compaixão dele nem dos seus filhos órfãos.  
13 Que seja exterminada a sua descendência e o seu nome se apague numa geração.  
14 O SENHOR conserve na sua lembrança a transgressão dos seus antepassados e não apague as culpas da sua mãe. 
15 Que o SENHOR tenha sempre presente os seus pecados e faça desaparecer da terra a sua memória!  
16 Pois esse homem nunca pensou em ser compassivo; em vez disso, perseguiu até à morte os pobres, os humildes e os aflitos.  
17 Amou a maldição: que ela caia sobre ele! Desprezou a bênção: que ela se afaste dele!  
18 Que a maldição o cubra como um manto, que lhe penetre no corpo como água e se entranhe nos seus ossos como azeite.  
19 Que o cubra como um manto e o aperte como uma cinta.»  
20 Que o SENHOR castigue assim os meus inimigos, que falam mal de mim!  
21 Mas tu, SENHOR, meu Deus, por tua honra, ajuda-me. Salva-me pela bondade do teu amor!
22 Estou pobre e aflito; tenho o coração ferido dentro de mim; 
23 vou-me desvanecendo como a sombra que declina; enxotam-me como a um insecto! 
24 Os meus joelhos vacilam de tanto jejuar e o meu corpo definha de magreza.  
25 Todos escarnecem de mim e ao verem-me, abanam a cabeça com desprezo.  
26 Ajuda-me, SENHOR, meu Deus; salva-me, pelo teu amor!  
27 Para que saibam que és tu quem me salva, que tu próprio realizas essa maravilha.  
28 Eles poderão amaldiçoar-me, mas tu abençoas-me. Que os meus inimigos fiquem humilhados e que o teu servo se regozije.  
29 Que os meus inimigos se encham de vergonha; que a sua confusão os cubra como um manto!
30 Darei graças infinitas ao SENHOR; louvá-lo-ei na assembleia do povo!  
31 Ele é o defensor dos pobres e livra-os dos que os querem condenar.

Sem comentários:

Enviar um comentário