Salmos 18

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao director do coro. David, servo do SENHOR, dirigiu a Deus este cântico, no dia em que o SENHOR o livrou de cair nas mãos de Saul e de todos os seus inimigos
1 Como eu te amo, SENHOR, tu que és a minha força.
2 O SENHOR é a minha rocha, fortaleza e protecção; o meu Deus é o abrigo em que me refugio. Ele é o meu escudo, a minha defesa, o meu castelo.
3 Invoco o SENHOR, que é digno de louvor; é ele que me salva dos meus inimigos.
4 A morte cercou-me com os seus laços e as vagas destruidoras encheram-me de medo;
5 o poder da morte envolveu-me com os seus laços e preparou-me armadilhas fatais.
6 Na minha angústia invoquei o SENHOR, pedi ajuda ao meu Deus. Do seu santuário ele escuta a minha voz, o meu clamor chega aos seus ouvidos.
7 Houve então um forte tremor de terra, as bases dos montes estremeceram: foram sacudidas pela ira do SENHOR.
8 Saía fumo das suas narinas e da sua boca um fogo destruidor; dele saíam como que carvões acesos.
9 Ele rasgou os céus e desceu com densas nuvens debaixo dos seus pés.
10 Voa, montado num querubim, transportado nas asas do vento.
11 Ocultou-se no meio das trevas e cercou-se de espessas nuvens, carregadas de água.
12 Da sua presença saía um fulgor, que transformou as nuvens em granizo e brasas.
13 Do céu, o SENHOR fez ecoar o trovão, o Altíssimo fez ouvir a sua voz.
14 Ele arremessou as suas flechas e dispersou os inimigos, po-los todos em fuga lançando os seus relâmpagos.
15 O fundo do mar ficou descoberto e as profundezas da terra ficaram à vista, perante a tua voz ameaçadora, ó SENHOR, e o sopro impetuoso que lançaste.
16 O SENHOR lá do alto estendeu a sua mão e agarrou-me, tirou-me das águas profundas.
17 Livrou-me de inimigos poderosos, de adversários mais fortes do que eu.
18 Atacaram-me, quando eu estava em aflição, mas o SENHOR deu-me o seu apoio.
19 Levou-me para longe do perigo, libertou-me, porque me quer bem.
20 O SENHOR recompensou-me pela minha rectidão, retribuiu-me pela honestidade do meu comportamento,
21 porque segui os caminhos do SENHOR e nunca reneguei o meu Deus.
22 Sempre tive presentes todas as suas leis e nunca rejeitei os seus mandamentos.
23 Tenho sido sincero perante ele e afastei-me das minhas culpas.
24 O SENHOR recompensou-me pela minha rectidão e pelo meu comportamento honesto diante dele.
25 Tu, SENHOR, és fiel ao que te é fiel, és sincero com o que te é sincero.
26 És recto com os que são rectos e astuto com os mal-intencionados.
27 Tu salvas os que são humildes e humilhas os que são orgulhosos.
28 Ó SENHOR, tu manténs acesa a minha luz, ó meu Deus, és tu que alumias as minhas trevas.
29 Com a tua ajuda atacarei os meus inimigos; e pelo meu Deus saltarei muralhas.
30 Os caminhos de Deus são perfeitos e as promessas do SENHOR são dignas de confiança. Deus protege os que nele confiam.
31 Quem é Deus, além do SENHOR? Quem é um rochedo, além do nosso Deus?
32 É ele o Deus que me torna forte e torna perfeito o meu caminho.
33 Ele dá aos meus pés a ligeireza do veado e faz-me andar seguro nas montanhas.
34 Ele exercita-me para a batalha e põe nas minhas mãos um arco de bronze.
35 Ó SENHOR, tu dás-me o escudo da tua protecção, amparas-me com a tua mão direita e a tua bondade fez-me prosperar.
36 Deste-me largueza para caminhar e os meus pés não vacilaram.
37 Persegui os meus inimigos e alcancei-os; não desisti sem os ter destruído.
38 Fí-los em pedaços; já não se levantaram. Caíram debaixo dos meus pés.
39 Tu deste-me força para combater; fizeste inclinar diante de mim os meus adversários.
40 Tu fazes com que eu vença os meus inimigos; destruirei aqueles que me odeiam.
41 Pedem socorro, mas ninguém lhes acode; invocam o SENHOR, mas ele não responde.
42 Eu pisei-os como ao pó do chão, calquei-os como à lama das ruas.
43 Livraste-me das contendas de um povo e fizeste-me governante de nações; povos desconhecidos me servirão.
44 Os estrangeiros submetem-se a mim e prontamente me obedecem.
45 Eles perdem a coragem e saem a tremer dos seus refúgios.
46 Viva o SENHOR! Bendito seja o meu protector! Louvado seja Deus, meu salvador!
47 Ele é o Deus que me torna vitorioso, que submete os povos ao meu poder  
48 e me livra dos meus inimigos. Tu colocas-me acima dos meus inimigos e livras-me dos que são violentos.
49 Por isso, te louvarei, SENHOR, entre as nações e cantarei hinos ao teu nome.
50 Deus concede grandes vitórias ao seu rei e mostra constante amor ao seu ungido, a David e aos seus descendentes para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário