Ezequiel 36

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48  Início
1 «Quanto a ti, homem, transmite a mensagem que eu,
2 o SENHOR Deus, tenho sobre os montes de Israel. Os inimigos afirmam que essas antigas montanhas lhes pertencem.
3 Fala, pois, e anuncia que eu, o SENHOR Deus, tenho para dizer o seguinte: “Quando as nações vizinhas se apoderaram das montanhas de Israel e as devastaram, não se fartaram de falar mal de ti, ó Israel.
4 É esta agora a mensagem que eu, o SENHOR Deus, tenho para vos transmitir, montes e colinas, rios e vales, lugares que ficaram destruídos e cidades desertas que foram devastadas e de quem as nações vizinhas escarneceram.
5 Eu, o SENHOR Deus, no auge da minha indignação, profiro ameaças contra o que resta das nações vizinhas e em especial contra Edom. Elas que se apoderaram da minha terra e pastagens, com tanta alegria e desprezo.
6 Por isso, Ezequiel, transmite a minha mensagem ao país de Israel, anuncia aos montes, colinas, rios e vales, que eu, o SENHOR Deus vou mostrar a minha indignação, por causa da maneira como esses países vos insultaram e humilharam.
7 Eu, o SENHOR Deus, vos garanto que essas nações que vos rodeiam vão, por sua vez, sofrer humilhações.
8 Porém as árvores de Israel terão novas folhas verdes e darão fruto que será vosso, ó Israel, meu povo. E em breve voltareis para a vossa terra.
9 Eu estou convosco, e farei com que as vossas terras sejam lavradas e semeadas de novo.
10 Farei com que o vosso número aumente. Vão habitar nas cidades e reconstruir tudo o que ficou em ruínas.
11 O povo e o gado aumentarão em número. Serão mais numerosos do que nunca, pois terão muitos filhos. Vou deixar que vivam como viviam no passado e farei a vossa prosperidade aumentar como nunca. Então ficareis a saber que eu sou o SENHOR.
12 Farei com que vocês, o meu povo de Israel, voltem de novo para a vossa terra, para lá viverem outra vez. Essa terra será vossa de novo e nunca mais deixareis que os vossos filhos morram de fome.
13 É isto o que vos diz o SENHOR Deus. É verdade que os inimigos desta terra dizem que ela devora as pessoas, e que mata.
14 Mas daqui em diante, ordeno a esta terra que nunca mais devore as pessoas, nem lhes faça perder os seus filhos. Palavra do SENHOR!
15 O país nunca mais terá de ouvir o escárnio e os insultos das outras nações. E nunca mais deixará morrer os filhos do seu povo. Palavra do SENHOR!”»
16 O SENHOR dirigiu-me a palavra e disse:
17 «Homem, quando os israelitas habitavam no seu país e o profanaram com a sua maneira de viver e com os seus crimes, eu considerei tudo isso ritualmente impuro, como uma mulher durante a menstruação.
18 Deixei que sentissem todo o peso da minha indignação, por causa dos assassinatos que cometeram no país e por causa dos ídolos com que profanavam a terra.
19 Condenei-os por tudo isso, e espalhei-os pelos outros países.
20 Onde quer que fossem, só deixavam ficar mal o meu nome, porque os habitantes desses países comentavam: “Esta gente teve de sair da terra que lhe foi dada pelo seu próprio Deus!”
21 Isso fez-me sofrer, por ver como os israelitas difamavam o meu bom nome por onde quer que fossem.
22 Por isso, dirige-lhes a seguinte mensagem que eu, o SENHOR Deus, tenho para eles: o que vou fazer agora não é por consideração por vocês, mas por causa do meu bom nome, que vocês difamaram em todos os países para onde foram.
23 Quando mostrar a grandeza e a santidade do meu nome às nações, esse mesmo nome que vocês desonraram, então ficarão todos a saber que eu sou o SENHOR, quando verificarem que eu realmente vos trato como um Deus santo. Palavra do SENHOR!
24 Hei-de tirar-vos dessas nações e fazer-vos regressar à vossa terra.
25 Farei com que, por meio de água limpa, fiquem ritualmente puros da imundície dos vossos ídolos, de tudo o que vos contaminou.
26 Vou dar-vos um novo coração e um novo espírito. Em vez do vosso coração de pedra, vou dar-vos um obediente coração de carne.
27 Vou pôr o meu espírito em vós e farei com que obedeçam fielmente às minhas leis e aos meus mandamentos que vos dei.
28 Vivereis então no país que eu dei aos vossos antepassados. Vocês serão o meu povo e eu serei o vosso Deus.
29 Vou limpar-vos de tudo o que vos deixou ritualmente impuros.
30 Farei com que a vossa terra produza trigo com abundância, para que nunca mais voltem a ter fome. Farei com que as vossas árvores se carreguem de fruto e os vossos campos produzam como nunca antes, para que nunca mais a fome vos envergonhe diante das outras nações.
31 Vocês hão-de lembrar-se sempre dos maus caminhos e do mal que praticaram e terão vergonha de tudo isso, de todos os vossos pecados e práticas abomináveis.
32 Ó Israel, quero que saibas que não faço nada disto por tua causa. Tem vergonha do que andas a fazer. Palavra do SENHOR!
33 Por isso, eu, o SENHOR, vos declaro que quando vos limpar dos vossos pecados, vou deixar-vos viver de novo nas vossas cidades e reconstruí-las.
34 Quem, ao passar, lamentava antes o estado dos vossos campos abandonados e incultos há-de ver agora como voltam a ser cultivados.
35 Toda a gente testemunhará como esta terra, que estava inculta, se transformou numa espécie de jardim do Éden e como as cidades que foram derrubadas, devastadas e deixadas em ruínas, estão agora habitadas e fortificadas.
36 Então as nações vizinhas que ainda restarem ficarão a saber que eu, o SENHOR, posso reconstruir cidades em ruínas e tornar produtivos campos incultos. Eu, o SENHOR, prometi que assim faria e hei-de realizá-lo.
37 Eu, o SENHOR Deus, vos declaro que farei com que os israelitas me busquem de novo para os ajudar e farei com que sejam tão numerosos como um imenso rebanho.
38 As cidades que presentemente estão em ruínas ficarão cheias de habitantes, do mesmo modo que outrora Jerusalém se enchia com os animais oferecidos em sacrifício, durante as festas. Então ficarão a saber que eu sou o SENHOR.»

Sem comentários:

Enviar um comentário