Ezequiel 11

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48  Início
1 O Espírito de Deus arrebatou-me e levou-me até à porta oriental do templo. Ali, junto à porta, vi vinte e cinco homens, entre os quais se encontrava Jazanias, filho de Azur, e Pelatias, filho de Benaías, chefes do povo.
2 O SENHOR disse-me: «Homem, estes homens tramam planos criminosos e dão conselhos perversos à cidade.
3 Eles dizem: “Não será em breve, vamos começar novamente a construir casas; a cidade assemelha-se a uma panela e nós somos a carne dentro dela.”
4 Homem, deves denunciá-los agora.»
5 O Espírito do SENHOR apoderou-se de mim e disse-me que transmitisse ao povo a seguinte mensagem: «Povo de Israel, sou conhecedor do que dizem e dos planos que traçaram.
6 Assassinaram tanta gente nesta cidade que as ruas estão cheias de cadáveres.»
7 Por isso, eis o que o SENHOR Deus vos manda dizer: «Esta cidade é de facto a panela, mas a carne são os cadáveres daqueles que mataram! Quanto a vós, vou lançar-vos para fora da cidade!
8 Têm medo das espadas? Pois vou trazer homens com espadas para vos atacarem. Palavra do SENHOR, Deus!
9 Vou tirar-vos da cidade e entregar-vos ao poder dos estrangeiros. Vou condenar-vos à morte
10 e serão mortos em combate dentro do vosso país. Então reconhecereis que eu sou o SENHOR.
11 Esta cidade não vos guardará, como a panela guarda a carne dentro dela. Vou castigar-vos onde quer que estiverem, na terra de Israel.
12 Terão de reconhecer que eu sou o SENHOR e que, enquanto obedeciam às leis dos povos vizinhos, transgrediam as minhas leis e desobedeciam aos meus mandamentos.»
13 Enquanto eu transmitia a mensagem, Pelatias, filho de Benaías, morreu
14 O SENHOR dirigiu-me a seguinte mensagem:
15 «Ezequiel, o povo que está em Jerusalém anda a falar de ti e dos teus compatriotas israelitas que estão no exílio; dizem: “Os exilados encontram-se longe demais para poderem prestar culto ao SENHOR. Ele entregou-nos esta terra nas nossas mãos.”
16 Vai agora dizer aos outros exilados o que eu tenho para lhes comunicar! Eu sou aquele que os enviou para viverem em países longínquos e os espalhou por essas nações. Mas em qualquer país, serei para vocês como um santuário.
17 Por isso, diz-lhes o que eu, o SENHOR Deus, lhes comunico. Vou reunir-vos de todos os países para onde foram e juntar-vos de todos os lugares por onde andam dispersos e vou restituir-vos a terra de Israel.
18 Quando voltarem, devem retirar de lá todos os ídolos abomináveis que ainda estiverem de pé.
19 Vou dar-lhes um só coração e um espírito novo. Retirarei o seu coração de pedra e dar-lhes-ei um coração humano obediente.
20 Assim obedecerão às minhas leis e seguirão as minhas ordens com fidelidade. Serão o meu povo e eu serei o seu Deus.
21 Castigarei porém o povo que prestar culto aos ídolos abomináveis. Castigá-los-ei de tudo o que fizeram. Palavra do SENHOR!»
22 Os querubins começaram a voar e as rodas acompanharam-nos. A presença gloriosa do Deus de Israel ia sobre eles.
23 Então a presença gloriosa do SENHOR saiu de cima da cidade e dirigiu-se para o monte que está a oriente.
24 O Espírito de Deus arrebatou-me em visão e levou-me de novo para junto dos exilados na Babilónia. Então a visão terminou
25 e contei aos exilados tudo o que o SENHOR me mostrara.

Sem comentários:

Enviar um comentário