Ezequiel 3

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48  Início
1 E a mesma voz disse-me: «Homem, come esse rolo que aí tens e vai em seguida falar ao povo de Israel.»
2 Então abri a boca e ele deu-me o rolo a comer
3 e disse: «Homem, come esse rolo que te dou; enche com ele o teu estômago.» Comi-o e era doce como mel.
  4 Deus disse-me ainda: «Vai ter com o povo de Israel e transmite-lhe o que te vou dizer.
5 Não te estou a enviar a nenhuma nação que fale uma língua estranha e difícil. Envio-te aos habitantes de Israel.
6 Se te enviasse às grandes nações que falam línguas estranhas e difíceis, que não percebes, esses dar-te-iam ouvidos.
7 Mas ninguém de Israel vai querer dar-te ouvidos; pois nem mesmo a mim querem ouvir. Tornaram-se gente de cabeça dura e coração empedernido.
8 Vou agora fazer com que fiques duro como eles, com a cabeça dura para os enfrentares.
9 Serás como um rochedo, duro como um diamante. Não tenhas medo daqueles rebeldes!» 10 Deus prosseguiu: «Homem, presta atenção e lembra-te de tudo o que te vou dizer.
11 Vai ter com os teus compatriotas, que estão no exílio, e comunica-lhes o que eu, o SENHOR Deus, lhes mando dizer, quer queiram ouvir, quer não.»
12 Então o Espírito de Deus ergueu-me, e atrás de mim ouvi ressoar esta aclamação: «Bendito seja o SENHOR, no lugar onde manifesta a sua gloriosa presença!»
13 Ouvi as asas daqueles seres vivos, a baterem umas nas outras e o ruído das rodas a avançar, como se fosse um tremor de terra.
14 O espírito apoderou-se então de mim e levou-me. Senti amargura e indignação. Mas o SENHOR segurou-me com a sua mão.
15 Dirigi-me em seguida a Tel-Avive, que fica à beira do canal Quebar, onde moravam os exilados, e ali permaneci durante sete dias, desolado.
16 Decorridos os sete dias, o SENHOR dirigiu-me a seguinte mensagem:
17 «Ezequiel, vou colocar-te como sentinela do povo de Israel. Vais transmitir-lhes os avisos que eu te der.
18 Se eu te disser que alguém deve morrer, por causa da sua maldade, e tu não o prevenires, para que mude de comportamento e salve a vida, ele morrerá, porque é pecador, e tu serás responsável pela sua morte.
19 Porém se avisares esse homem mau e ele não deixar o seu mau caminho, esse tal morrerá, porque é pecador, mas a tua vida será poupada.
20 Se um homem justo começar a praticar o mal, vou preparar-lhe uma armadilha e ele morrerá se não o prevenires. Morrerá por causa dos seus pecados, não será tomado em consideração o bem que tinha feito e tu serás responsável pela sua morte.
21 Porém se avisares o homem justo para que não peque; se ele te der ouvidos e não pecar, viverá e a tua vida será igualmente poupada.»
22 O SENHOR segurou-me de novo com a sua mão disse-me: «Levanta-te e vai para o vale. Ali te falarei.»
23 Fui então para o vale e ali o SENHOR me manifestou a sua presença gloriosa, tal como acontecera antes, junto ao canal Quebar. Inclinei-me com o rosto por terra,
24 mas o Espírito de Deus entrou em mim e ajudou-me a ficar de pé. O SENHOR disse-me: «Vai para casa e fecha-te lá dentro.
25 Tu, homem, serás amarrado com cordas e não poderás sair para a rua.
26 Paralisarei a tua língua e ficarás mudo, de maneira que não poderás continuar a avisar esse povo rebelde.
27 E quando eu te falar outra vez e te restituir a fala, então lhes comunicarás o que eu, o SENHOR Deus, disse. Alguns vão dar ouvidos, mas outros não quererão saber, porque são um povo rebelde.»

Sem comentários:

Enviar um comentário