Ezequiel 14

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48  Início
1 Alguns dos anciãos de Israel vieram ter comigo para me consultarem acerca da vontade do SENHOR.
2 Então o SENHOR me falou assim:
3 «Homem, estes homens entregaram os seus corações aos ídolos desprezíveis, voltam-se para os ídolos que os levam a pecar. E pensam que ainda lhes vou dar uma resposta?
4 Fala agora com eles e diz-lhes o que eu, o SENHOR Deus, tenho para lhes comunicar: “Cada israelita que entregou o seu coração aos ídolos e se voltou para aqueles que o levam a pecar e que vem depois consultar um profeta, receberá de mim uma só resposta; a resposta que merecem pelos seus muitos ídolos.
5 Todos esses ídolos afastaram de mim os israelitas, mas espero, com a minha resposta, conquistar de novo o seu coração.
6 Agora, pois, diz aos israelitas o que eu, o SENHOR Deus, tenho para lhes comunicar; arrependam-se e deixem os vossos ídolos; não se voltem para essas coisas abomináveis.
7 Sempre que um israelita ou um estrangeiro que viver na comunidade israelita, se afastar de mim e prestar culto aos ídolos e depois for consultar um profeta, eu, o SENHOR, hei-de dar-lhe a resposta que merece.
8 Hei-de voltar-me contra ele e farei com que o seu caso sirva de exemplo. Hei-de expulsá-lo do meu povo, para que saibam que eu sou o SENHOR.
9 Se um profeta se enganar e der uma resposta falsa, eu, o SENHOR, vou deixá-lo cair no seu erro. E com o meu poder hei-de expulsá-lo do meu povo, Israel.
10 Tanto o profeta, como aquele que o consultar receberão de mim igual castigo.
11 Assim farei para impedir que os israelitas se afastem para longe de mim e se manchem com os seus muitos pecados. Então eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. Palavra do SENHOR!”»
12 O SENHOR dirigiu-me a seguinte mensagem:
13 «Homem, se um povo pecar e me for infiel, eu levantarei a minha mão contra ele e destruirei as suas reservas de pão. Enviarei contra ele fome e matarei o povo e os animais.
14 Mesmo se os três homens justos, Noé, Daniel e Job ali vivessem, a sua integridade apenas chegaria para eles mesmos serem salvos. Palavra do SENHOR!
15 Ou então poderia enviar animais ferozes para matar aquele povo, tornando a terra como um deserto, que ninguém atravessa, por medo das feras.
16 E mesmo que aqueles três homens ali vivessem, tão certo como eu ser o Deus da vida te garanto que não seriam capazes de salvar os seus próprios filhos. Apenas conseguiriam salvar-se a si mesmos e a terra ficaria transformada num deserto.
17 Ou então, se eu trouxesse a guerra àquele país e fizesse com que armas terríveis destruíssem não só as pessoas, mas também os animais,
18 mesmo que aqueles três homens ali habitassem, tão certo como eu ser o Deus da vida, te garanto que não conseguiriam salvar os seus filhos mas apenas a si próprios.
19 Se eu enviasse uma epidemia a esse país e pela minha indignação destruísse muitas vidas, matando pessoas e animais,
20 ainda que Noé, Daniel e Job ali vivessem, tão certo como eu ser o SENHOR Deus da vida te garanto que não seriam mesmo capazes de salvar os seus filhos. Com a sua integridade apenas conseguiriam salvar-se a si mesmos.»
21 Assim diz o SENHOR Deus: «Vou enviar os quatro castigos piores que há, sobre Jerusalém: guerra, fome, animais ferozes e doença, para destruir, quer o povo, quer os animais.
22 Se alguém ficar vivo e salvar os filhos e vier ter convosco, olhem bem para eles e vejam o seu procedimento e os seus crimes e terão menos dificuldade em compreender que o castigo que fiz cair sobre Jerusalém é justificado.
23 Então reconhecerão que tive boas razões para fazer o que fiz. Palavra do SENHOR!»

Sem comentários:

Enviar um comentário