Ezequiel 22

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48  Início
1 Disse-me o SENHOR:
2 «Homem, estás pronto para julgar e condenar aquela cidade cheia de assassinos? Mostra-lhe claramente todas as coisas abomináveis que praticou.
3 Mostra à cidade que eu, o SENHOR Deus, lhe comunico o seguinte: “O teu fim chegou, porque mataste tanta gente dentre o teu povo e te contaminaste na adoração de ídolos.
4 És culpada dessas mortes, e estás contaminada pelos ídolos que fizeste; por essa razão, o teu fim está para breve; por isso, permiti que as outras nações façam troça de ti e te desprezem.
5 Países de perto e de longe fazem troça de ti, pelo teu nome desprezível, por viveres sem lei.
6 Os governantes de Israel confiaram na sua própria força e cometeram assassinatos.
7 Dentro de ti, ninguém honra os seus pais. Vocês abusam dos estrangeiros e oprimem as viúvas e os órfãos.
8 Não têm respeito pelas coisas sagradas nem guardam os meus sábados.
9 Alguns de vocês levantam calúnias acerca de outros, a fim de os entregarem à morte; outros tomam parte nos banquetes de sacrifício oferecidos aos ídolos nas montanhas; outros ainda entregam-se ao vício.
10 Alguns dormem com a mulher do seu pai; outros forçam as mulheres a terem relações com eles, durante a menstruação.
11 Uns cometem adultério com a mulher dos vizinhos, outros desonram a sua própria nora ou violentam a sua irmã, filha do mesmo pai.
12 Há em ti gente capaz de matar a troco de dinheiro. Cobram juros por empréstimos que fazem a outros israelitas e enriquecem assim à custa deles. Esqueceram-se por completo de mim. Palavra do SENHOR!
13 Eis que a minha mão vai castigar os vossos roubos e os assassinatos que em ti se cometem.
14 Pensam que vão ter ânimo ou força para resistirem contra mim, quando eu acabar por vos castigar? Palavra do SENHOR!
15 Espalharei o teu povo por todos os países e nações e porei cobro às tuas práticas indecentes.
16 As outras nações vão desprezar-te e tu verás então que eu sou o SENHOR.”»
17 O SENHOR dirigiu-me a palavra, dizendo: 18 «Homem, os israelitas não me servem para nada. São como metal de desperdício: cobre, estanho, ferro e chumbo, metais que ficaram depois de a prata ter sido purificada no forno.
19 Assim eu, o SENHOR Deus, vos declaro que os israelitas são tão inúteis como esses desperdícios. Vou juntar-vos todos em Jerusalém
20 da mesma maneira que a prata, o cobre, o ferro, o chumbo e o estanho se amontoam num forno para serem purificados. A minha ira e o meu furor hão-de derretê-los como o fogo derrete o metal.
21 Sim, juntá-los-ei em Jerusalém, porei fogo debaixo deles e derretê-los-ei ali mesmo com a minha indignação.
22 Serão derretidos em Jerusalém, tal como a prata é derretida no forno. E assim vocês sentirão o SENHOR descarregar sobre vós a sua indignação.»
23 O SENHOR falou-me de novo:
24 «Homem, mostra ao povo de Israel que a sua terra está contaminada e por isso vou deixá-la como uma terra sem chuva.
25 O bando dos seus profetas são como leões que rugem, caindo sobre a presa; matam o povo, tiram-lhes o dinheiro e os bens que podem e dessa maneira assassinam, deixando muitas viúvas.
26 Os sacerdotes transgridem as minhas leis e não têm respeito pelo que é santo. Não ensinam a diferença entre o que é ritualmente puro e o que não é, e não guardam os meus sábados. Numa palavra, não têm respeito por mim.
27 Os seus governantes portam-se como lobos que despedaçam os animais que matam. Assassinam pessoas, só para enriquecerem.
28 Os profetas encobrem essas más acções, tal como se cobre uma parede com cal; têm falsas visões e fazem adivinhações falsas; pretendem transmitir palavras do SENHOR Deus, porém eu, o SENHOR, não lhas transmiti.
29 Os ricos oprimem e roubam, maltratam e humilham os pobres e necessitados e aproveitam-se dos estrangeiros.
30 Busquei quem pudesse reconstruir o muro ou fosse capaz de defender a cidade no lugar onde os muros caíram, agora que a minha ira está prestes a destruí-la, mas não encontrei ninguém.
31 Por isso, deixarei que a minha indignação caia sobre eles; vou consumi-los como o fogo, por causa das suas más acções. Palavra do SENHOR!»

Sem comentários:

Enviar um comentário