Job 9

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42  Início
1 Job replicou:  
2 «É verdade! Eu sei que é assim, que um homem não pode ter razão contra Deus.  
3 Mesmo que se queira discutir com ele, quem lhe pode responder a uma questão entre mil?  
4 Quem é suficientemente sábio e corajoso, para lhe resistir e ficar ileso?  
5 Ele desloca as montanhas, sem ninguém dar por isso, e destrói-as, quando está irado;  
6 arranca a terra do seu lugar e faz estremecer as suas bases.  
7  Dá uma ordem ao Sol e ele não se levanta; encerra as estrelas com um selo.  
8 Ele estendeu sozinho a abóbada celeste e caminha sobre o mar profundo;  
9 criou as constelações da Ursa, Orion e Plêiades e os esconderijos do vento sul;  
10 fez maravilhas insondáveis e prodígios sem conta.  
11 Ele passa por mim e não o vejo, passa sem que eu me aperceba disso.  
12 Se tira alguma coisa, quem lhe pode resistir e dizer-lhe: “Que estás a fazer?”  
13 Quando Deus se irrita, não volta atrás; a seus pés inclinam-se os monstros marinhos.  
14 Como é que eu lhe poderia responder? Como arranjaria argumentos para lhe apresentar?  
15 Mesmo que eu tenha razão, não consigo responder e tenho de pedir clemência ao meu juiz.  
16 Mesmo que eu chamasse e ele me respondesse, não teria a certeza de que ele me tinha escutado.  
17 Mesmo que me espreite do meio da tempestade e aumente sem motivo as minhas chagas;  
18 ainda que não me deixe tomar fôlego e me encha de amargura!  
19 Em questão de força, ele é o mais forte; e a tribunal, quem o obriga a apresentar-se?  
20 Mesmo que eu me declare inocente, ele condena-me e castiga-me, sem eu ter culpa.  
21 Mas eu estou inocente e já não me preocupo comigo mesmo, já não tenho interesse pela vida!  
22 Por isso, digo: “Tudo vale o mesmo!” Deus destrói o inocente como o culpado.  
23 Se uma desgraça repentina semeia a morte, ele ri-se do desespero do inocente.  
24 A terra fica entregue aos maus e ele fecha os olhos a quem devia julgar. Se não é ele que o faz, quem é então?  
25 Os meus dias correm mais rápidos que um atleta, fogem sem terem experimentado a felicidade;  
26 desaparecem como barcos de papel, como águia caindo sobre a presa.  
27 Se digo a mim mesmo: “Vou esquecer o meu sofrimento; vou mudar de cara e aprender a sorrir”,  
28 de novo me angustio perante o sofrimento, pois sei que não reconheces que sou inocente.  
29 Se vou ser condenado, para quê esforçar-me inutilmente?  
30 Ainda que me esfregasse com sabão e lavasse as mãos com potassa,  
31 tu me afundarias na lama e as minhas roupas ficariam horrivelmente sujas.  
32 Ele não é um homem, como eu sou, para eu lhe responder e desafiar a tribunal.  
33 Oxalá existisse alguém para arbitrar entre os dois e erguer a mão entre um e outro.  
34 Se ele deixasse de me bater e acabasse o terror que me angustia,  
35 eu falaria sem ter medo, mesmo que, para ele, eu não tenha razão.»

Sem comentários:

Enviar um comentário