Job 19

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42  Início
1 Job replicou então:  
2 «Até quando me vão atormentar e ferir com as vossas palavras?  
3 Já por dez vezes me insultaram. Não têm vergonha de me ultrajar assim?  
4 Se eu tivesse cometido algum erro, isso diria respeito somente a mim.  
5 Mas já que me vêm acusar e discutir comigo para me envergonhar,  
6 fiquem sabendo que foi Deus que me desorientou, atirando sobre mim a sua rede.  
7 Se eu gritar injustiça, não obtenho resposta; se peço socorro, ninguém me vem defender.  
8 Ele tapou-me o caminho, não consigo passar; e cobre de escuridão o meu caminho.  
9 Tirou-me a minha coroa de honra, levou-me a coroa que eu trazia na cabeça.  
10 Deixou-me completamente arruinado e desfeito, tirou-me a esperança, como quem arranca uma planta.
11 Voltou-se contra mim enfurecido e tratou-me como um inimigo seu. 
12 As suas tropas vêm em força, abrem caminho contra mim e fazem cerco à volta da minha casa.  
13 Deus levou os meus familiares para longe de mim e os meus amigos tratam-me como um estranho.  
14 Os meus parentes abandonaram-me e os meus conhecidos esqueceram-se de mim. 
15 Os que moravam e serviam em minha casa consideram-me como um estranho, tornei-me para eles um desconhecido.
16 Chamei o meu empregado e ele não respondeu, tive que lhe pedir por favor.  
17 A minha mulher acha-me repugnante e os meus próprios filhos não gostam de mim.  
18 Até as crianças me desprezam; levanto-me e dizem mal de mim.  
19 Os que eram do meu grupo têm horror de mim, aqueles de quem eu gostava voltaram-se contra mim.
20 Os meus ossos estão colados à pele e os dentes saem descarnados das gengivas. 
21 Intercedam por mim, meus amigos, intercedam por mim, porque a mão de Deus foi muito dura para comigo.
22 Por que é que me perseguem, como Deus? Não ficam satisfeitos sem me devorar?  
23 Oxalá as minhas palavras pudessem ser escritas e gravadas numa inscrição ou num livro! 
24 Quem me dera que fossem gravadas a ferro e chumbo, para ficarem eternamente marcadas na pedra! 
25 Eu sei que o Deus da vida é o meu libertador e ele tem a última palavra contra a morte.  
26 E, depois de assim se ter desfeito a minha pele, de novo vivo, poderei ver a Deus.  
27 Hei-de vê-lo a meu favor, hei-de vê-lo com os meus olhos, sem estranhar. O meu coração anseia por que isso aconteça.
28 Podereis dizer: “Como é que o vamos perseguir? Mas a raiz da questão está em mim”  
29 Mas temam a Deus que, com a espada do seu furor, vos pode castigar pelos vossos crimes. E ficarão a saber que Deus faz justiça.»

Sem comentários:

Enviar um comentário