Job 33

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42  Início
1 «E tu, Job, escuta o que tenho a dizer-te, presta atenção às minhas palavras.  
2 Repara que agora vou eu falar, e tenho as palavras a sair-me da boca.  
3 Vou falar com toda a sinceridade, vou dizer com a maior franqueza o que penso.  
4 Foi o Deus todo-poderoso que me criou e me deu o sopro da vida.  
5 Se conseguires, responde-me, prepara-te para me fazeres frente! 
6 Tu e eu somos iguais diante de Deus: também eu fui formado do barro. 
7 Por isso, não te vou assustar nem vou ser demasiado duro contigo.  
8 Tu fizeste aqui, na minha presença, algumas declarações que eu conservo no ouvido: 
9 “Eu estou inocente e sem pecado; estou sem culpa, não cometi nenhum crime.  
10 Mas ele busca pretextos contra mim e trata-me como se fosse seu inimigo; 
11 prende-me os pés com cadeias e observa todos os meus passos.”  
12 Porém tenho que te responder que nisso não tens razão, pois Deus é demasiado grande para um homem.
13 Por que é que o acusas de nunca responder ao que tu lhe perguntas?  
14 Deus tem várias maneiras de falar e nem sempre nos apercebemos disso.  
15 Às vezes fala durante a noite por meio de sonhos e visões, enquanto o sono domina as pessoas e elas dormem profundamente no seu leito.  
16 Então abre os ouvidos aos homens e mete-lhes medo com os seus avisos,  
17 para afastar os homens da maldade e evitar que eles se encham de orgulho. 
18 E assim os livra da morte, de se perderem no abismo sem fundo.  
19 Também corrige os homens, fazendo-os cair doentes, com dores que os consomem sem parar. 
20 O doente sente nojo da comida, mesmo dos manjares mais deliciosos.  
21 Fica tão magro que mal se vê, deixando à vista até os ossos mais escondidos.  
22 Está mesmo com um pé para a cova; a sua vida já faz parte do mundo dos mortos. 
23 Mas se tiver um anjo a seu favor, um dos mil intercessores, que dê testemunho a favor daquele homem,  
24 e interceda por ele dizendo: “Livra-o de descer ao sepulcro; já consegui resgate para ele.”
25 O seu corpo recupera a juventude e volta aos dias da sua meninice. 
26 Dirige-se a Deus e ele acolhe o seu pedido; apresenta-se diante de Deus com gritos de alegria e anuncia aos homens a sua justiça.  
27 Cantando, proclama diante de todos: “Eu pequei e transgredi o direito, mas ele não me deu o castigo merecido. 
28 Livrou-me de cair no abismo e posso continuar a ver a luz.” 
29 Tudo isto Deus faz pelos homens, todas as vezes que for preciso,  
30 para os arrancar do abismo e fazer com que continuem a ver a luz.  
31 Ó Job, escuta-me com atenção; ouve em silêncio o que tenho a dizer-te.  
32 Se tiveres algo a responder, fala; com todo o gosto te darei razão.  
33 Se não tiveres nada, ouve-me em silêncio que eu ensino-te a sabedoria.»

Sem comentários:

Enviar um comentário