Job 29

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42  Início
1 Job retomou o seu discurso, dizendo: 
2 «Quem me dera ser como eu era dantes, nos tempos em que Deus me protegia; 
3 quando a sua luz brilhava sobre mim e eu podia caminhar até na escuridão.  
4 Estava então na minha juventude, quando Deus encheu de crianças a minha casa.  
5 O Deus todo-poderoso estava ainda comigo e eu estava rodeado dos meus filhos.  
6 Lavava os meus pés em creme e bálsamo, rios de azeite corriam sobre as minhas pernas.  
7 Quando saía à praça pública da cidade, para ocupar o meu lugar no conselho,  
8 os novos, ao verem-me, retiravam-se e os velhos punham-se de pé;  
9 os grandes guardavam silêncio, pondo a mão a tapar a boca.  
10 A voz dos notáveis emudecia e a língua colava-se-lhes ao céu da boca.  
11 E quem ouvia isto felicitava-me, os que presenciavam eram a meu favor.  
12 Pois eu livrava o pobre, quando ele pedia socorro, bem como o órfão e todos os necessitados.  
13 Os que antes estavam à morte felicitavam-me e o coração da viúva enchia-se de alegria.  
14 A rectidão era a roupa com que me vestia e a justiça adornava-me o corpo e a cabeça.  
15 Pois eu servia de olhos para o cego e de pernas para o coxo.  
16 Era como um pai para os órfãos e resolvia favoravelmente até as questões de desconhecidos. 
17 Quebrei os queixos aos malvados, para que a presa escapasse dos seus dentes.  
18 E pensei: “Talvez, como a fénix, eu morra no meu ninho, para viver muitos anos mais.  
19 As minhas raízes chegam até às águas e o orvalho poisa nos meus ramos.  
20 A minha vida renova-se dentro de mim e o meu arco ganha força na minha mão.”  
21 Eles ouviam-me até ao fim e guardavam silêncio, enquanto eu dava conselhos. 
22 Depois de eu falar, nada acrescentavam; as minhas palavras penetravam no seu entendimento. 
23 Esperavam as minhas palavras, bebendo-as com avidez, tal como a terra absorve as primeiras chuvas.  
24 Quando eu sorria para eles, nem acreditavam e não desviavam o olhar do meu rosto alegre.   
25 Eu escolhia o caminho e punha-me na frente deles como um rei que mora com os seus soldados e os reconforta quando estão triste.»

Sem comentários:

Enviar um comentário