Job 16

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42  Início
1 Job replicou então:  
2 «Já ouvi milhares de palavras iguais a essas. Em vez de confortarem, vocês ainda afligem mais,  
3 dizendo-me: “Quando acabam essas palavras vazias? O que é que te obriga a replicar assim?”  
4 Eu também era capaz de falar como vocês, se estivessem no meu lugar. Fazia contra vocês um brilhante discurso e abanava a cabeça por compaixão.
5 Arranjava palavras para vos animar, sem precisar de fazer muitos discursos. 
6 Mas se falo, não diminui a minha dor e, se deixo de falar, não se afasta de mim.  
7 Realmente ele deixou-me esgotado, os seus guardas amarraram-me.  
8 Levantou-se como testemunha contra mim e pronunciou contra mim falsas acusações.  
9 Agarra-me e despedaça-me com furor, rangendo os dentes contra mim. Crava os olhos em mim, como se fosse meu inimigo. 
10 Todos se juntam contra mim, abrem a boca para me acusar e dão-me bofetadas, para me humilharem.
11 Deus entregou-me aos malvados, atirou-me para as mãos de criminosos.  
12 Deus veio arrancar-me ao meu sossego, agarrou-me pelo pescoço e despedaçou-me; fez de mim o alvo dos seus ataques.
13 De todos os lados me atingem as setas, com elas atravessa as minhas entranhas sem piedade e derrama pelo chão o meu fel.
14 Caiu sobre mim como um guerreiro e cobriu-me o corpo de feridas.  
15 Eu vesti-me de luto e fiquei prostrado, com a cabeça no pó da terra.  
16 Tenho a cara negra de tanto chorar e a escuridão cobre os meus olhos.  
17 E contudo, não cometi nenhuma injustiça e a minha oração é sincera.  
18 Ó terra não escondas o meu sangue e não haja sepultura para o meu grito!  
19 Mas deve haver certamente, no céu, uma testemunha que seja por mim, alguém lá em cima que declare a meu favor,  
20 que interprete os meus pensamentos diante de Deus, a quem imploro com lágrimas.  
21 Que esse sirva de árbitro entre o homem e Deus, como acontece em questões entre homens.  
22 Pois os curtos anos passarão, E para a senda sem retorno me encaminho.»

Sem comentários:

Enviar um comentário