Zacarias 11

Capítulos:    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14  Início 
1 Abre as tuas portas, ó Líbano, e que o fogo queime os teus cedros.
2 Geme, ó cipreste, porque caiu o cedro, foram abatidas essas árvores magníficas! Chorem, carvalhos de Basã, porque foi destruída a vossa floresta impenetrável.
3 Ouve-se o lamento dos pastores, porque foi destruída a riqueza dos seus pastos. Sente-se o rugir dos leões, porque desapareceu a riqueza à beira do Jordão!
4 O SENHOR, meu Deus, disse-me: «Cuida das ovelhas destinadas ao matadouro.
5 Aqueles que as compram, matam-nas, sem se julgarem culpados, e aqueles que as vendem, dizem: “Graças ao SENHOR que estamos ricos!” Nem sequer os seus pastores têm pena delas.
6 Pois também eu, não terei mais compaixão dos habitantes deste país. Palavra do SENHOR! Vou entregar cada um deles nas mãos do seu vizinho e do seu rei. Estes destruirão o país e eu não livrarei ninguém das suas mãos.»
7 Pus-me então a cuidar das ovelhas que os seus compradores destinam ao matadouro. Usei dois cajados de pastor. Chamei a um “Benevolência”, ao outro “União” e apascentei o rebanho.
8 Num só mês mandei embora os seus três pastores. Desgostei-me com as minhas ovelhas e elas também se desgostaram comigo.
9 E então exclamei: «Não vos apascentarei mais. As que tiverem de morrer que morram, as que tiverem de desaparecer que desapareçam e as que sobreviverem que se destruam umas às outras!»
10 Peguei depois no cajado chamado da “Benevolência” e parti-o, para mostrar que tinha quebrado a aliança que havia estabelecido com todos os povos.
11 Terminava naquela ocasião a aliança, e os compradores das ovelhas, que estavam a observar, compreenderam que o SENHOR falava por meio daquilo que eu fazia.
12 Disse-lhes então: «Paguem-me o meu salário, se vos parece justo; se não, deixem lá.» E pagaram-me trinta moedas de prata.
13 O SENHOR disse-me: «Pega nessas moedas, esse belo preço em que foste avaliado por eles, e deita-as no tesouro do templo.» E eu peguei nas moedas e fui lá deitá-las.
14 Quebrei em seguida o segundo cajado, o da “União” e assim ficou quebrada a fraternidade entre Judá e Israel.
15 O SENHOR acrescentou ainda: «Faz agora de mau pastor.
16 De facto, vou enviar a este país um pastor que não se preocupará com a ovelha desgarrada nem com a ovelha perdida. Não tratará das que estão feridas nem dará de comer às que têm fome. Pelo contrário, comerá a carne das que estão gordas. Nem as unhas lhes deixará.»
17 Ai do mau pastor que abandona o seu rebanho! Que a espada caia sobre o seu braço e sobre o seu olho direito! Que o braço fique sem vida e o olho sem visão!

Sem comentários:

Enviar um comentário