Zacarias 1

Capítulos:    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14  Início 
1 No oitavo mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do SENHOR foi dirigida ao profeta Zacarias, filho de Berequias e neto de Ido nestes termos:
2 O SENHOR ficou profundamente furioso com os vossos antepassados,
3 mas agora voltem-se para mim. Palavra do SENHOR, todo-poderoso! E eu me voltarei para vós, diz o SENHOR, todo-poderoso!
4 Não façam como os vossos antepassados a quem os antigos profetas falaram, pedindo-lhes para abandonarem a má conduta que levavam e as más acções que praticavam. Mas eles não quiseram escutar nem me prestaram atenção.
5 Onde estão agora os vossos antepassados? E os profetas acaso duram sempre?
6 Entretanto as palavras e mandamentos que dirigi aos meus servos, os profetas, acabaram por chegar aos vossos antepassados e eles mudaram de vida. E disseram: «Como o SENHOR, todo-poderoso propôs tratar-nos, assim o fez de acordo com a nossa conduta e como mereciam as nossas acções.»
7 Aos vinte e quatro dias do décimo primeiro mês, que é o mês de Chebat, no segundo ano do reinado de Dario, o SENHOR falou ao profeta Zacarias, filho de Berequias e neto de Ido.
8 Zacarias conta como foi: «Nessa noite, eu vi um cavaleiro montado num cavalo vermelho. Estava parado entre as murtas no fundo de um vale e, atrás dele, havia cavalos vermelhos, escuros e brancos.
9 Perguntei-lhe então o que significava aquilo e o anjo que falava comigo respondeu: “Vou mostrar-te o que significam estas coisas.”
10 O homem que estava entre as murtas disse: “Estes são os que o SENHOR enviou a percorrer a terra.”
11 Nisto os cavaleiros dirigiram-se ao anjo do Senhor que estava entre as murtas para lhe dizerem: “Nós já percorremos toda a terra e encontrámo-la tranquila e calma.”
12 O anjo exclamou: “Ó SENHOR todo-poderoso, há já setenta anos que estás irado com Jerusalém e com as outras cidades de Judá. Até quando continuarás sem ter compaixão destas cidades?”
13 O SENHOR respondeu então ao anjo, que falava comigo com palavras de bondade e de conforto.
14 Mandou-me anunciar esta mensagem: “Eu, o SENHOR todo-poderoso, sinto grande amor por Jerusalém e pelo monte Sião
15 e estou profundamente irado contra as nações orgulhosas. Com efeito, eu estava um pouco irado com o meu povo mas elas aumentaram a sua ruína.
16 Por isso, volto-me de novo com bondade para Jerusalém. O meu *templo será reedificado, a cidade reconstruída e a corda de medir será estendida sobre a cidade.”
17 Disse-me ainda para anunciar, em nome do SENHOR todo-poderoso o seguinte: “As minhas cidades hão-de novamente encher-se de riqueza, e oferecerei o meu conforto a Sião e darei as minhas preferências a Jerusalém.”»

Sem comentários:

Enviar um comentário