Oseias 12

Capítulos:       01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14  Início 
1 «O povo de Efraim rodeia-me de mentiras, a nação de Israel cerca-me de enganos. Judá revolta-se também contra Deus e mostra-se fiel aos falsos deuses.
2 Efraim anda ao sabor do vento, pois tanto conclui um pacto com os assírios como vende o seu azeite aos egípcios. Corre atrás do vento leste durante todo o dia, pois multiplica as mentiras e os actos de violência.
3 O SENHOR entrou em discussão com o povo de Judá. Vai pedir contas ao povo de Jacob pela sua conduta, e dar-lhe a paga das suas más acções.
4 Ainda no ventre materno, Jacob ultrapassou o seu irmão; quando se tornou adulto lutou contra Deus,
5 pois combateu contra um anjo e saiu vencedor. Jacob chorou e implorou misericórdia. Em Betel encontrou a Deus e Deus falou com ele.
6 E o SENHOR, o Deus do Universo, que deve ser invocado como o SENHOR,
7 disse então a Jacob: “Tu deves voltar para mim, o teu Deus; deves praticar a bondade e o que é justo, e pôr sempre a tua confiança em mim, o teu Deus.”
8 Efraim segura na mão uma balança falsa e, como os cananeus, gosta de enganar.
9 Tem o descaramento de dizer: “Já estou rico, já fiz uma grande fortuna!” Mas o que arranjou não é suficiente para o crime que cometeu.
10 Mas eu, o SENHOR, que sou o teu Deus, desde o tempo do Egipto, farei com que voltes a habitar novamente em tendas, como nos tempos do nosso encontro.
11 Falava através da palavra dos profetas e das visões que frequentemente lhes mostrava. E é pelas parábolas dos profetas que continuarei a falar.
12 O povo de Guilead era falso, mas nada ficou deles. Ofereciam os touros em sacrifício no santuário de Guilgal, mas dos seus altares não ficam senão montões de pedras, no meio dos campos lavrados.
13 Jacob fugiu para a Alta Mesopotâmia e aí, por amor a uma mulher pôs-se ao serviço dum patrão; por causa duma mulher, ele foi guardar gado.
14 Mas por um profeta o SENHOR tirou Israel do Egipto e por meio dum profeta cuidou do seu povo.
15 O povo de Efraim só causou desgostos ao SENHOR, mas Deus fará cair sobre ele a sua reprovação e vai condená-lo à morte pelos seus crimes.»

Sem comentários:

Enviar um comentário