Isaías 8

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66  Início
1 O SENHOR disse-me: «Pega num pedaço de barro grande e devidamente preparado e escreve em caracteres correntes: Para aquele que tem o nome de Pronto-para-o-Saque-Rápido-para-a-Presa.»
2 Mostrei o escrito a duas testemunhas dignas de fé, o sacerdote Urias e Zacarias, filho de Berequias.
3 Uni-me então à profetisa, minha mulher; ela ficou grávida e deu à luz um filho. E o SENHOR ordenou-me: «Põe-lhe o nome de Pronto-para-o-saque-Rápido-para-a-presa.
4 Ainda antes que o menino saiba dizer “papá, mamã”, as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria serão levados ao rei da Assíria.»
5 O SENHOR disse-me ainda:
6 «Este povo despreza as águas do canal de Siloé, que correm mansamente, e preferem a arrogância dos dois reis, Recin e o filho de Remalias.
7 Por isso, o Senhor fará cair sobre vós, as torrentes abundantes e violentas do rio Eufrates, isto é, o rei da Assíria com todo o seu poder. O Eufrates sairá do seu leito e transbordará das suas margens.
8 As suas águas invadem Judá, inundam e transbordam até chegarem ao pescoço. As suas margens estender-se-ão até abrirem a vastidão da tua terra, ó Emanuel!
9 Tremam, ó povos, pois sereis derrotados; estejam atentas, nações longínquas; armem-se bem, pois sereis esmagadas; armem-se bem, sereis sempre esmagadas.
10 Tracem planos, que sairão frustrados; pronunciem ameaças que não se realizarão, porque Deus está connosco.»
11 Assim me falou o SENHOR, agarrando-me pela mão e afastando-me do caminho deste povo:
12 «Não acreditem em conspiração, quando este povo fala de conspiração, não temam o que ele teme, nem se assustem.
13 Quem devem tratar como santo é ao SENHOR, todo-poderoso; é a ele que devem respeitar, é ele que vos deve inspirar temor.
14 Ele será uma pedra de tropeço e um precipício, para os dois reinos de Israel: será uma armadilha, uma cilada para os habitantes de Jerusalém.
15 Muitos tropeçarão nela, cairão e serão despedaçados, serão apanhados na armadilha e não poderão livrar-se.»
16 Guardo a mensagem, selo as instruções e confio-as apenas aos meus discípulos.
17 Espero no SENHOR, que por agora ocultou o seu rosto aos descendentes de Jacob. Espero pacientemente nele.
18 Eu próprio e os filhos que o SENHOR me deu serviremos de sinal e presságio para Israel, em nome do SENHOR do Universo, que habita no monte Sião.
19 Certamente que vos dirão: «Consultem os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e segredam. Não é normal que um povo consulte os seus deuses e interrogue os mortos acerca dos vivos,
20 para receberem instruções com garantia?» Certamente hão-de falar dessa maneira. Mas para esses não haverá manhã
21 Hão-de vaguear pelo país, oprimidos e esfomeados. Agastados pela fome, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus; levantarão os olhos para o céu
22 e, depois, olharão para a terra. Encontrarão apenas aflição e trevas, escuridão opressora e noite sem saída.
23 Não haverá mais escuridão para o país em angústia. Em tempos passados, o SENHOR humilhou a região de Zabulão e a de Neftali. Mas no futuro, cobrirá de glória o caminho ao longo do mar o país a leste do Jordão e a Galileia dos estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário