Isaías 48

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66  Início
1 Escuta, ó gente de Jacob, que te orgulhas do nome de Israel e de ser descendente de Judá, que juras pelo nome do SENHOR, e invocas o Deus de Israel, mas sem verdade nem rectidão.
2 Tens orgulho em ser da cidade santa, e em te apoiares no Deus de Israel, cujo nome é «o SENHOR do Universo».
3 Eu é que predisse desde há muito o que já aconteceu; fui eu que falei para te informar. Num abrir e fechar de olhos eu actuei e as coisas aconteceram.
4 Como sei que és um povo obstinado, teimoso para obedecer e de cabeça dura para compreender;
5 predisse-te os acontecimentos com muita antecedência. Informei-te antes que se realizassem para que não dissesses: «Foi o meu ídolo que fez isto, foi o meu deus de madeira ou de bronze que o decidiu.»
6 Ouviste o que eu predisse e viste que tudo se realizou; será que não o queres reconhecer? Mas a partir de hoje anuncio-vos coisas novas que estavam em segredo e que nenhum de vós conhecia.
7 São coisas criadas agora e não antes, não ouviste falar disso antigamente para não poderes dizer: «Já o sabia.»
8 Aliás, tu não querias ouvir nem saber de nada, e os teus ouvidos não se abriam para isto. Eu sei que foste inclinado à traição e que desde o ventre materno te chamam rebelde.
9 Mas por ser Deus eu contenho a minha cólera, por amor da minha glória tenho paciência, para não vos aniquilar.
10 Passei-te pelo cadinho da prova como a prata, obriguei-te a passar pelo crisol da desgraça.
11 É só por mim que assim o faço: porque o meu nome não deve ser desonrado e a minha glória não a cedo a ninguém.
12 Ouve-me, Jacob, a quem eu chamei! Sou eu; eu sou o primeiro e o último.
13 Com as minhas mãos pus os fundamentos da terra e estendi os céus. Chamo por eles e logo comparecem.
14 Reúnam-se todos e ouçam bem: tenho um amigo que realizará os meus intentos contra a Babilónia, contra a raça dos caldeus. Mas quem é que, dentre eles, pode revelar tais coisas?
15 Eu é que falei e chamei por ele. Fiz que ele viesse e em toda a parte alcançará êxito.
16 Aproximem-se de mim e ouçam atentamente! Desde o princípio que falei abertamente; sempre estive presente desde que estas coisas começaram. E agora, o SENHOR Deus enviou-me o seu espírito
17 Assim declara o SENHOR, o teu libertador, o santo de Israel: «Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, ensino-te o que é bom para ti, e guio-te pelo caminho que deves seguir.
18 Ah! Se tivesses atendido ao que eu mandava! A tua paz seria como um rio, o teu triunfo como as ondas do mar!
19 Os teus filhos e descendentes seriam numerosos, seriam incontáveis como a areia das praias, o seu nome não teria sido apagado nem destruído diante de mim!»
20 Saiam da Babilónia, fujam dos caldeus! Com gritos de júbilo anunciem e proclamem, até aos confins do mundo a boa nova: «O SENHOR libertou o seu servo Jacob.»
21 Não passaram sede quando os conduziu pelo deserto. Fez brotar para eles a água do rochedo; fendeu o rochedo e logo a água jorrou.
22 Mas para os maus não haverá prosperidade, declara o SENHOR.

Sem comentários:

Enviar um comentário