Isaías 43

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66  Início
1 E agora, assim declara o SENHOR, aquele que te criou, ó Jacob, aquele que te formou, ó Israel: «Não tenhas medo, porque eu resgatei-te, chamei-te para me servires: e tu pertences-me.
2 Mesmo que atravesses os mares, estarei contigo; os rios profundos não te hão-de afogar. Quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, as chamas não te hão-de atingir.
3 Porque eu, o SENHOR, sou o teu Deus; eu, o Santo de Israel, sou o teu salvador. Dou o Egipto para pagar a tua libertação, Cuche e Sabá
4 Já que tens muito valor para mim, que te estimo e te amo, entrego homens em teu lugar e povos em vez da tua pessoa.
5 Não tenhas medo, que eu estou contigo. Trarei os teus filhos desde o Oriente e congregarei os que te pertencem desde o Ocidente.
6 Digo ao Norte: “Devolve-os!” e ao Sul: “Não os retenhas!” Tragam-me os meus filhos lá de longe e as minhas filhas dos confins da terra.
7 São todos quantos têm o meu nome, que eu criei, formei e fiz, para manifestarem a minha glória.»
8 «Façam comparecer este povo, que tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve.
9 Juntem-se todas as nações, e reúnam-se os povos. Qual dos seus deuses anunciou estas coisas e nos predisse o que aconteceu? Que apresentem testemunhas para se justificarem, e, ouvindo-as, se possa dizer: “É verdade!”
10 Vós é que sois as minhas testemunhas. Palavra do SENHOR! Vós é que sois o meu servo, aquele que eu escolhi, para saber, acreditar e compreender quem sou eu. Antes de mim, não houve nenhum deus, e depois de mim também não haverá.
11 Eu, e só eu, é que sou o SENHOR. Fora de mim, não há ninguém que salve!
12 Sou eu que ofereço a salvação, a anuncio e proclamo, e não é nenhum deus estrangeiro que esteja no meio de vós. Eu sou Deus e vós sois testemunhas disso! Palavra do SENHOR!
13 Eu sou esse Deus desde sempre, por isso, ninguém me poderá resistir; aquilo que eu faço ninguém o poderá desfazer.»
14 Assim declara o SENHOR, aquele que vos liberta, o Santo de Israel: «Por vossa causa envio uma expedição à Babilónia, para arrancar todos os ferrolhos das prisões. Os gritos de alegria dos babilónios vão transformar-se em lamentações.
15 Eu sou o SENHOR, o vosso Santo, o criador de Israel, vosso Rei.»
16 O SENHOR, que outrora abriu um caminho no mar, uma estrada nas águas impetuosas;
17 que pôs em marcha carros e cavalos, os exércitos com as suas tropas mais valentes, que os fez cair para nunca mais se levantarem, e extinguir-se como um pavio que se apaga,
18 é ele que agora vos declara: «Não recordem mais os acontecimentos de outrora, nem pensem mais no passado.
19 É que eu vou realizar algo de novo, que já está a aparecer. Será que não o notais? Vou abrir um caminho no deserto e rios na terra árida.
20 Animais selvagens, chacais e avestruzes vão louvar-me porque fiz brotar água no deserto e rios em terra árida, para dar de beber ao povo que escolhi.
21 E este povo que eu formei há-de narrar as minhas glórias.»
22 «Ó povo de Jacob, não era a mim que invocavas, não era por mim que te esforçavas, Israel.
23 Não era por mim que sacrificavas cordeiros, não era a mim que honravas com os teus sacrifícios. Também não exigi de ti ofertas, nem te fatiguei, pedindo-te incenso.
24 Não era por mim que compravas a canela, nem me saciavas com a gordura dos teus sacrifícios. Tu é que fizeste de mim um escravo com os teus pecados, cansaste-me com os teus crimes.
25 Da minha parte, eu esquecia as tuas revoltas, sem me lembrar mais dos teus pecados.
26 Diz-me o que tens contra mim e discutamos conta-me tudo para ver se tens razão.
27 Já o teu primeiro antepassado pecou e os teus chefes revoltaram-se contra mim.
28 Por isso, profanei os responsáveis do templo, entreguei Jacob à destruição, e Israel aos insultos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário