Jeremias 7

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52  Início
1 Jeremias recebeu do SENHOR uma ordem,
2 para ir à porta do templo e lá proclamar a seguinte mensagem: «Ouçam a palavra do SENHOR, ó gente de Judá, que aqui me vem adorar.
3 Ouçam o que diz o SENHOR, todo-poderoso, Deus de Israel! Mudem a vossa maneira de viver e de agir, e hei-de deixar-vos viver aqui.
4 Não acreditem quando vos disserem: “É o templo do SENHOR! É o templo do SENHOR! É o templo do SENHOR! Estamos em segurança!” Pois isso é uma ilusão!
5 Se na verdade mudarem a vossa maneira de viver e de agir e forem justos uns para com os outros;
6 se não oprimirem os estrangeiros, os órfãos e as viúvas, e não matarem ninguém inocente nesta minha terra; se deixarem de prestar culto a outros deuses, para vossa desgraça;
7 se de facto mudarem, hei-de deixar-vos viver neste lugar, na terra que, de há muito, dei aos vossos antepassados, para sempre.
8 Porém confiam em palavras mentirosas, que não valem nada;
9 roubam, matam, cometem adultério, fazem falsos juramentos, oferecem incenso ao deus Baal, e adoram a deuses, que antes não conheciam.
10 Vêm à minha presença, ao meu templo, e dizem: “Estamos em segurança!” e depois vão continuar a praticar essas coisas abomináveis!
11 Pensam que o meu templo é um covil de ladrões e que eu não vejo o que vocês fazem?
12 Vão ver o meu santuário de Silo que foi o primeiro lugar que escolhi para nele habitar. Vejam o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo, Israel.
13 Tudo isso fizeram, apesar de vos ter admoestado vezes sem conta. Mas não quiseram saber. Chamei-vos à razão, mas não me deram ouvidos! Palavra do SENHOR!
14 Por isso, tal como fiz com Silo, assim farei com este templo, que é meu santuário e no qual se sentem em segurança. O que aconteceu a Silo, acontecerá a este lugar, que outrora dei a vossos antepassados.
15 Hei-de afastar-vos da minha presença, tal como fiz com os descendentes de Efraim, vossos irmãos.»
16 «E tu, Jeremias, não intercedas por este povo. Não venhas suplicar nem pedir por ele. Não insistas comigo, porque não te escutarei.
17 Não vês o que eles estão a fazer nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18 As crianças apanham lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos, destinados à deusa que chamam Rainha dos Céus. Fazem ofertas de vinho a deuses falsos e provocam-me com tudo isso.
19 Mas será a mim que eles provocam, ou a eles próprios, cobrindo-se de vergonha? Palavra do SENHOR!
20 Por isso, farei recair a minha indignação sobre este templo, sobre os habitantes, os animais e as plantas, bem como sobre a produção agrícola — diz o SENHOR Deus; a minha ira será como fogo, que ninguém pode extinguir.»
21 Assim diz o SENHOR do Universo, o Deus de Israel: «Juntam a carne dos holocaustos à de outros sacrifícios, para terem mais carne para comer?
22 Quando tirei do Egipto os vossos antepassados, não lhes mandei oferecer esses holocaustos e sacrifícios.
23 Apenas lhes ordenei que me obedecessem, para que eu fosse o seu Deus e eles fossem o meu povo. Ordenei-lhes que vivessem segundo os meus mandamentos, para serem felizes.
24 Mas eles não me obedeceram nem me deram ouvidos. Antes agiram segundo a teimosia e a maldade dos seus corações, e ficaram para trás em vez de andarem para a frente.
25 Desde o dia em que os vossos antepassados saíram do Egipto até hoje, tenho-vos enviado constantemente os meus servos, os profetas, dia após dia.
26 Mas não me deram ouvidos, nem fizeram caso de mim. Pelo contrário, tornaram-se mais teimosos e rebeldes do que os seus antepassados.
27 Por isso, tu, Jeremias, deves apresentar ao meu povo, tudo o que eu te disse, embora não te dêem ouvidos; deves comunicar-lhes o meu apelo, mas não te darão resposta.
28 Diz-lhes que este povo não obedeceu à voz do SENHOR, seu Deus, nem o castigo lhes serviu de emenda. A fé desapareceu; já nem falam dela.»
29 «Cortem o vosso cabelo consagrado e deitem-no fora, lamentem-se no cimo dos montes; porque eu, o SENHOR, estou irado, e rejeito esta geração que me provoca.
30 Os filhos de Judá comportaram-se mal para comigo! Palavra do SENHOR! Puseram os seus ídolos abomináveis no meu templo e profanaram-no.
31 Edificaram altares pagãos, que chamaram Tofet, no vale do filho de Hinom. Ali queimaram os filhos e filhas em sacrifícios. E eu nunca lhes ordenei tal coisa; tal procedimento não vem do meu coração.
32 Por isso, tempo virá em que não se chamará mais Tofet, ou vale de Hinom, mas vale da Matança. Ali sepultarão os mortos, porque não haverá mais nenhum lugar para os sepultar.
33 Os cadáveres deste povo serão pasto das aves e dos animais selvagens e ninguém os espantará.
34 Farei cessar, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, o som de festa e alegria, as vozes do noivo e da noiva; porque a terra ficará deserta.»

Sem comentários:

Enviar um comentário