Jeremias 5

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52  Início
1 «Habitantes de Jerusalém, percorram as vossas ruas! Busquem por toda a parte! Verifiquem, pelas praças, para ver se encontram uma pessoa que faça o bem e que procure ser fiel a Deus. Se a encontrarem, perdoarei a Jerusalém.»
2 Embora jurem em nome do SENHOR vivo o vosso juramento é mentiroso.
3 Ó SENHOR, o que tu procuras é quem te seja fiel. Tu castigaste-os, mas sem resultado; feriste-os, mas eles recusaram aceitar a correcção. Ficaram mais duros que a pedra e não quiseram arrepender-se.
4 Disse então para comigo: «São pobres ignorantes! O seu comportamento é de gente louca. Não conhecem a vontade do SENHOR, as exigências do seu Deus.
5 Vou ter com os seus chefes e falarei com eles; eles conhecem certamente a vontade do SENHOR e as exigências do seu Deus.» Porém todos rejeitaram a autoridade do SENHOR e recusaram-se a obedecer-lhe.
6 Por isso, leões sairão do bosque e os matarão; lobos do deserto os despedeçarão, e os leopardos atacarão as suas cidades. Quem delas sair será despedaçado, porque são muitos os seus pecados e graves as suas transgressões.
7 «Por que haveria eu de perdoar as transgressões do meu povo? Ele abandonou-me e prestou culto a falsos deuses! Dei de comer ao meu povo até o saciar, mas ele tornou-se adúltero e frequentou cultos imorais.
8 Ficaram como cavalos bem alimentados e cheios de cio, cada qual cobiçando a mulher do próximo.
9 Não devo eu castigá-los por causa disso e vingar-me do povo que faz semelhantes coisas? Palavra do SENHOR!
10 Venham os inimigos e arrasem o meu povo como uma vinha, mas sem os destruírem totalmente. Devem cortar todos os rebentos que não me pertencem
11 Os habitantes de Israel e de Judá traíram-me por completo. Palavra do SENHOR!»
12 O povo renegou o SENHOR e disse: «Ele não vale nada. Não haverá problema; nem guerra nem fome nos incomodarão!
13 As palavras dos profetas são como o vento: o que dizem não vale nada e o mal que anunciam só a eles acontece.»
14 O SENHOR, Deus todo-poderoso, disse-me então: «Jeremias, por causa do que este povo tem dito, as minhas palavras serão como fogo na tua boca. O povo será como madeira, e o fogo os consumirá.
15 Eis que vou mandar contra vós um povo de longe, para vos atacar, ó Israel! É uma nação poderosa e antiga, uma nação cuja língua não sabes falar, nem percebes o que eles dizem.
16 As suas flechas são morte certa e todos eles são valentes soldados.
17 Devorarão as tuas colheitas e a tua comida; matarão os teus filhos e filhas; dizimarão os teus rebanhos e destruirão as tuas vinhas e figueiras. As cidades fortificadas, nas quais pões a tua confiança, serão destruídas pelo seu exército.
18 Todavia, nesses dias, não exterminarei por completo o meu povo. Palavra do SENHOR!
19 Quando perguntarem por que fiz tudo isso, deves dizer-lhes que foi por se afastarem de mim e por servirem a outros deuses na sua terra; por isso terão de ir servir os estrangeiros numa terra que não é vossa.
20 Fala aos descendentes de Jacob e anuncia ao povo de Judá:
21 “Prestem atenção, gente louca e insensata, que têm olhos, mas não vêem têm ouvidos, mas não ouvem!”
22 Por que não me respeitam, nem a minha presença vos faz tremer? Palavra do SENHOR! Não fui eu que pus a areia como limite do mar, como fronteira que ele nunca pode atravessar? O mar pode agitar-se, mas não passará dessa fronteira; as ondas podem rugir, mas não passarão aquele limite.
23 Mas como povo teimoso e rebelde, voltaram-me as costas e foram-se embora.
24 Nunca reconheceram que deviam respeitar o SENHOR, vosso Deus, que vos manda a chuva do Outono e da Primavera, e vos garante, cada ano, as semanas da colheita necessária.
25 Pelo contrário, pelos vossos crimes e transgressões afastaram toda a prosperidade do vosso meio.
26 Há entre o meu povo homens maus, que andam com armadilhas à espreita, para ver se conseguem apanhar alguém.
27 As suas casas estão cheias de rapina, como uma gaiola cheia de aves. Por isso, são ricos, poderosos,
28 e anafados: nada lhes falta. Não há limite para as suas más acções. Não tratam os órfãos como devem, nem reivindicam os direitos do necessitado.
29 Mas eu, hei-de castigá-los por tudo isso! Este povo terá de pagar pelo que me fez! Palavra do SENHOR!
30 Uma coisa horrível e espantosa aconteceu nesta terra:
31 os profetas só falam mentiras os sacerdotes governam por interesse e o meu povo concorda com eles. Mas como acabará tudo isso?»

Sem comentários:

Enviar um comentário