Jeremias 13

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52  Início
1 O SENHOR disse-me que fosse comprar uns calções de linho e os vestisse; porém avisou-me que não os pusesse na água.
2 Fui comprá-los e vesti-os, como ele me tinha dito.
3 Então o SENHOR falou-me de novo:
4 «Vai ao rio Eufrates e esconde numa cavidade dos rochedos os calções que te mandei comprar e que trazes vestidos.»
5 Fui e escondi-os perto do Eufrates, como Deus me mandou.
6 Depois de um certo tempo, o SENHOR disse-me que voltasse ao Eufrates e fosse buscar os calções.
7 Quando lá voltei, e procurei no lugar onde os tinha escondido, descobri que estavam estragados e já não prestavam para nada.
8 Então o SENHOR disse-me de novo:
9 «Garanto-te que assim aniquilarei também o orgulho de Judá e de Jerusalém.
10 Esta gente má recusou-se a obedecer-me. Mostraram-se teimosos e maus; adoraram e serviram a outros deuses. Por isso, ficará como esses calções que já não prestam para nada.
11 Assim como os calções se ajustam à cintura, também eu queria que Israel e Judá se ligassem a mim, para serem o meu povo, e para louvarem e bendizerem o meu nome; mas não quiseram obedecer-me.»
12 O SENHOR, Deus de Israel, disse-me: «Jeremias, mostra ao povo de Israel que todo o odre deve estar cheio de vinho. Se te responderem que é claro e já o sabiam,
13 diz-lhes em seguida, que eu, o SENHOR, vou encher o povo desta terra com vinho, até que fiquem todos embriagados: os reis, que são descendentes de David, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém.
14 Em seguida, vou cortá-los como odres, uns e outros, velhos e novos. Vou destruí-los, sem piedade, nem compaixão, nem misericórdia! Palavra do SENHOR!»
15 Ouçam e prestem atenção. Não sejam orgulhosos, pois é o SENHOR que fala.
16 Rendam homenagem ao SENHOR, vosso Deus, antes que ele vos mergulhe na escuridão, e tropecem nos montes; antes que se achem envolvidos nas trevas da mais escura noite.
17 Se não deres ouvidos, lamentarei em segredo o teu orgulho; chorarei amargamente, e as minhas lágrimas cairão; porque o povo do SENHOR foi levado para o exílio.
18 Ordena ao rei e à sua mãe que desçam dos seus tronos, porque as belas coroas que tinham, lhes cairão da cabeça.
19 As cidades do sul estão fechadas; ninguém lá pode entrar. Todo o povo de Judá foi levado prisioneiro.
20 Olha, Jerusalém: vê os teus inimigos que vêm do norte! Onde estão os teus habitantes, a multidão de que tanto te orgulhavas?
21 Que irás tu dizer, quando aqueles que tinhas por amigos te conquistarem e submeterem ao seu domínio? As tuas dores hão-de ser como as da mulher que vai dar à luz.
22 Então tu perguntarás por que é que tudo isto te sobrevém. Se te levantaram o vestido e te violaram foi por causa do teu enorme pecado.
23 Pode um etíope mudar de cor, ou um leopardo as suas manchas? Então também vocês que só sabem fazer o mal, aprenderiam a praticar o bem.
24 Por isso, vos hei-de dispersar como palha, levada pelo vento do deserto.
25 Esta é a sorte que te espera e que tenho preparada para ti! Palavra do SENHOR! Pois tu esqueceste-te de mim e confiaste em falsos deuses.
26 Também eu te vou despir totalmente deixando-te nua e cheia de vergonha.
27 Pois eu presenciei os teus adultérios e a tua prostituição. Vi os teus ídolos abomináveis nos teus montes e nos teus vales. Ai de ti, Jerusalém, que não queres purificar-te! Até quando vai isto durar?

Sem comentários:

Enviar um comentário