Jeremias 22

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52  Início
1 Disse o SENHOR: «Vai ao palácio do rei de Judá, e diz-lhe o seguinte:
2 “Tu, que te sentas no trono de David, ó rei de Judá, escuta a palavra do SENHOR. Que a escutem também os teus servos e os teus súbditos que entram neste palácio!
3 Eu vos ordeno que procedam com rigor e equidade na aplicação da justiça! Protejam o oprimido contra o opressor. Não maltratem nem oprimam o estrangeiro, os órfãos e as viúvas. Não condenem à morte os inocentes neste lugar sagrado.
4 Se fizerem conforme o que vos ordeno, a dinastia de David continuará. Os seus reis, acompanhados dos membros do governo e do povo, continuarão a franquear as portas deste palácio, nos seus carros e cavalos.
5 Mas se não obedecerem a estas minhas ordens, juro-te que este palácio cairá em ruínas. Palavra do SENHOR!
6 O palácio real de Judá é, para mim, tão belo como Guilead ou os montes do Líbano; mas farei dele um lugar deserto, ou uma cidade abandonada.
7 Vou enviar gente para o destruir. Trarão consigo machados, e derrubarão as colunas de cedro, e atirá-las-ão para o fogo.
8 Então os de fora passarão junto desta cidade e perguntarão uns aos outros: ‘Por que fez o SENHOR uma coisa destas a tão grande cidade?’
9 Responder-lhes-ão que foi por eles terem transgredido as condições da aliança feita comigo, o seu Deus, e terem servido e adorado a outros deuses.
10 Habitantes de Judá, não chorem pelo rei morto. Não lamentem a sua morte. Chorem antes amargamente, pelo que foi para o exílio, pois não voltará mais para ver a terra onde nasceu
11 Isto diz o SENHOR a respeito de Salum, filho de Josias, que reinou depois do seu pai, em Judá: ‘Saiu desta terra para não mais cá voltar.
12 Morrerá no país para onde foi levado, e não verá novamente esta terra.’”»
13 Ai daquele que edifica a sua casa com a injustiça e a aumenta com a desonestidade; que faz os seus operários trabalhar de graça e não paga o salário que lhes é devido.
14 Ai do homem que diz: «Construirei uma grande moradia, com amplas salas no primeiro andar; com grandes janelas, revestida de madeira de cedro, e pintada de vermelho.»
15 Pensas que serás melhor rei se edificares palácios de cedro mais belos do que as casas dos teus súbditos? O teu pai teve uma vida cheia, e foi sempre justo e recto; prosperou em tudo quanto fez.
16 Fez justiça ao pobre e ao oprimido e assim prosperou. É isso o que significa conhecer-me. Palavra do SENHOR!
17 Mas tu só pensas nos teus interesses egoístas; matas os inocentes e oprimes com violência os teus súbditos. Palavra do SENHOR!
18 Por isso, o SENHOR diz acerca de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá: «Ninguém lamentará a sua morte: “Que desgraça, meu irmão! Que desgraça!” Ninguém o lamentará ou exclamará: “Meu senhor, meu rei!”
19 Será enterrado como um burro e atirado para fora das portas de Jerusalém.»
20 Habitantes de Jerusalém, subam ao Líbano e chorem; gritem na terra de Basã. Clamem do cimo dos montes de Moab, porque os vossos aliados foram derrotados.
21 Eu tinha-vos prevenido, na vossa prosperidade, mas vocês recusaram dar-me ouvidos. Assim procederam toda a vossa vida. Nunca quiseram obedecer ao SENHOR.
22 Os vossos governantes serão espalhados pelo vento, e os vossos aliados irão para o exílio. A vossa cidade cairá em desgraça e vergonha, por causa dos vossos crimes.
23 Estavam seguramente instalados, em palácios de cedro do Líbano. Mas hão-de gemer quando vos sobrevierem dores, dores como as da mulher que vai dar à luz.
24 O SENHOR disse ao rei Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá: «Tão certo como eu ser o Deus da vida, te garanto que, mesmo que fosses o anel de selar da minha mão direita, eu te arrancaria.
25 Vou entregar-te àqueles que temes, e que te querem matar. Vou entregar-te ao rei Nabucodonosor da Babilónia e aos seus soldados.
26 Vou levar-te à força, a ti e à tua mãe, para o exílio. Irão ambos para um país diferente da vossa pátria, e ali morrerão.
27 Sonharão com voltar à vossa terra natal, mas nunca mais voltarão.»
28 Pode-se perguntar: «Será que o rei Jeconias se tornou como uma bilha quebrada que é deitada fora e ninguém quer mais? É por isso que ele e os seus filhos foram exilados numa terra estrangeira?»
29 Ó minha terra, minha terra! Ouve o que disse o SENHOR:
30 «Inscrevam este homem na lista dos que ficam sem filhos, e cuja vida será um fracasso; nenhum descendente seu será rei de Judá, da linhagem de David. Sou eu, o SENHOR, que o declaro!»

Sem comentários:

Enviar um comentário