I Samuel 4

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 Quando Samuel falava, era para todo o povo de Israel. Certa altura, Israel estava em guerra com os filisteus e os israelitas acamparam junto de Eben-Ézer, enquanto os filisteus se encontravam em Afec. 
2 Os filisteus atacaram duramente e Israel foi vencido, tendo morrido no campo de batalha uns quatro mil homens. 
3 Quando os sobreviventes regressaram ao acampamento, os anciãos de Israel disseram: «Por que é que o SENHOR permitiu que os filisteus nos vencessem? Vamos buscar a arca da aliança do SENHOR a Silo, para que ela nos acompanhe e nos salve dos nossos inimigos.» 
4 Enviaram, pois, mensageiros a Silo, que trouxeram a arca da aliança do SENHOR, todo-poderoso, que tem o seu trono sobre os querubins. E os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias, acompanhavam a arca da aliança. 
5 Quando a arca chegou ao acampamento, os israelitas irromperam em enorme júbilo, de tal modo que a terra estremeceu. 
6 Os filisteus ouviram aquela gritaria e disseram: «Que gritos são aqueles?» Compreenderam então que era por causa da arca da aliança que tinha chegado ao acampamento dos israelitas. 
7 Ficaram cheios de medo e disseram: «Estamos perdidos! Um deus entrou no seu acampamento! Nada disto nos aconteceu anteriormente! 
8 Estamos perdidos! Quem nos livrará de deuses tão poderosos? São estes os deuses que esmagaram os egípcios com toda a espécie de castigos, no deserto. 9 Filisteus, sejam valentes! Combatam com coragem, para não se tornarem escravos dos hebreus, como eles já foram vossos escravos!» 
10 Os filisteus combateram corajosamente e venceram os israelitas, que acabaram por fugir para as suas tendas. A derrota foi muito dura: trinta mil soldados israelitas caíram mortos. 
11 A arca da aliança do SENHOR foi apanhada e os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias, morreram. 
12 Um homem da tribo de Benjamim correu do campo de batalha para Silo e chegou lá no mesmo dia. Em sinal de luto, rasgou as suas vestes e pôs terra por cima da cabeça. 
13 Eli estava sentado junto da estrada, em expectativa e cheio de ansiedade por causa da arca da aliança do SENHOR. O homem espalhou a notícia pela cidade e toda a gente começou a gritar. 
14 Eli ouviu o barulho e perguntou: «Que significa todo este barulho?» Então o homem correu para Eli a anunciar-lhe as notícias. 
15 Eli estava com noventa e oito anos; levantou os olhos, mas já não conseguia ver. 
16 Disse-lhe o homem: «Sou eu que venho da frente da batalha. Hoje mesmo saí de lá e vim a correr até aqui.» Eli perguntou-lhe: «Que aconteceu, meu filho?» 
17 O mensageiro respondeu-lhe: «Israel recuou diante dos filisteus. Foi uma enorme derrota para o nosso povo. Os teus dois filhos, Ofni e Fineias, também morreram, e os inimigos levaram a arca da aliança do SENHOR.» 
18 Quando Eli, que estava junto à porta, ouviu o que se tinha passado com a arca da aliança, caiu para trás e, como estava velho e pesado, partiu o pescoço e morreu. Eli tinha dirigido Israel durante quarenta anos. 
19 A nora de Eli, mulher de Fineias, estava grávida e prestes a dar à luz. Quando ouviu dizer que a arca da aliança do SENHOR tinha sido levada e que o sogro e o marido tinham morrido, sofreu um choque tão grande que lhe vieram de repente as dores de parto e deu à luz. 
20 Ela estava quase a morrer e as mulheres que a ajudavam no parto disseram-lhe: «Coragem! Nasceu-te um filho!» Mas ela não lhes respondeu, nem lhes deu atenção. 
21 Deu ao seu filho o nome de Icabod, querendo significar que, «a glória de Deus abandonou Israel». Referia-se à perda da arca da aliança e à morte do sogro e do marido. 
22 Mas ela disse que a glória de Deus tinha abandonado Israel, porque a arca da aliança tinha sido levada.

Sem comentários:

Enviar um comentário