I Samuel 3

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 O jovem Samuel continuava a servir o SENHOR às ordens de Eli. Naqueles tempos era raro alguém receber uma mensagem do SENHOR, pois ele a poucos se revelava. 
2 Certa noite, Eli, que se encontrava quase cego, estava a dormir no seu quarto. 
3 A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel dormia no interior do templo, onde se encontrava a arca da aliança. 
4 O SENHOR chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou!» 
5 Samuel correu para o quarto de Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Mas Eli respondeu-lhe: «Não te chamei; volta para a tua cama.» E ele assim o fez. 
6 O SENHOR chamou outra vez Samuel e ele foi novamente ter com Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Eli voltou a responder-lhe: «Não te chamei, meu filho, volta para a tua cama.» 
7 Samuel não sabia que era o SENHOR, porque o SENHOR nunca lhe tinha falado antes.
8 O SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse-lhe: «Tu chamaste-me e eu aqui estou!» Eli compreendeu então que era o SENHOR a chamar pelo jovem, 
9 e disse-lhe: «Volta para a tua cama. E se alguém te chamar novamente, responde: “Fala, SENHOR, porque o teu servo está a ouvir.”» E Samuel voltou a deitar-se. 
10 O SENHOR foi de novo ter com Samuel. Chamou por ele como das outras vezes e disse: «Samuel, Samuel!» Este respondeu: «Fala, que o teu servo está a ouvir.» 
11 O SENHOR disse a Samuel: «Eu vou realizar em Israel algo que deixará horrorizado quem o ouvir contar. 
12 Hei-de cumprir contra a família de Eli tudo quanto disse, desde o princípio ao fim. 
13 Já lhe anunciei que hei-de castigar a sua família para sempre, por causa da falta dos seus dois filhos, de que ele era sabedor. Eli sabia que os seus filhos me ofendiam e não os corrigiu. 
14 Por isso, declaro solenemente à família de Eli que nada poderá apagar semelhante falta, nem sacrifícios nem ofertas.» 
15 Samuel continuou deitado até de manhãzinha; depois levantou-se e abriu as portas do santuário. Mas estava com medo de contar a visão a Eli. 
16 Eli chamou-o: «Samuel, meu filho», e ele respondeu: «Aqui estou!» 
17 Eli perguntou-lhe: «Que é que o SENHOR te disse? Não me escondas nada, porque ele castiga-te, se me esconderes alguma coisa do que ele te disse.» 
18 Então Samuel contou-lhe tudo sem esconder nada e Eli disse: «Ele é o SENHOR! Que faça como bem lhe parecer.» 
19 Samuel ia crescendo e o SENHOR estava com ele e realizava tudo conforme lhe tinha dito. 
20 E todo o povo de Israel, desde Dan no norte, até Bercheba no sul, ficou a saber que Samuel era na verdade um profeta do SENHOR. 
21 O SENHOR continuou a revelar-se em Silo, onde tinha aparecido a Samuel e lhe tinha falado.

Sem comentários:

Enviar um comentário