I Samuel 26

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 Os habitantes de Zif foram ter com Saul a Guibeá e disseram-lhe: «Não sabes que David está escondido na colina de Haquilá, perto do deserto?» 
2 Saul pôs-se então a caminho do deserto de Zif, em busca de David, levando consigo três mil soldados bem escolhidos. 
3 Acampou na colina de Haquilá, junto do caminho. Mas David, que estava no deserto, deu conta de que Saul o estava a seguir. 
4 Por tal razão enviou espiões e teve a certeza de que Saul tinha chegado. 
5 Pôs-se a caminho e chegou ao lugar em que Saul estava acampado, e observou o sítio onde dormiam Saul e Abner, filho de Ner, que era o chefe do exército do rei. Saul dormia no centro do acampamento, rodeado pelos seus soldados. 
6 Então David chamou Aimelec, o hitita, e Abisai, filho de Seruia e irmão de Joab, e perguntou-lhes: «Quem, entre vós quer vir comigo ao acampamento onde está Saul?» Abisai respondeu-lhe: «Vou eu.» 
7 E naquela noite, David e Abisai foram ao acampamento. Saul estava lá a dormir, tendo a lança espetada na terra, junto da cabeceira. Abner e os soldados dormiam à volta dele. 
8 Abisai disse a David: «Deus pôs hoje nas tuas mãos o teu inimigo. Deixa-me matá-lo agora mesmo, cravando-o na terra com a sua própria lança. Basta um só golpe, nem são precisos dois.» 
9 Mas David disse-lhe: «Não o mates, porque ninguém pode levantar a mão contra o rei escolhido pelo SENHOR, sem ser castigado. 
10 Juro-te que será o próprio SENHOR a tirar-lhe a vida, seja por morte natural, seja em combate. 
11 O SENHOR me livre de ser eu a matar o rei que ele escolheu. Levemos apenas a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos embora.» 
12 David pegou na lança e na bilha de água que estavam à cabeceira de Saul e foram-se embora, sem ninguém dar conta de nada, pois todos estavam a dormir. Ninguém despertou, uma vez que o SENHOR fez que dormissem profundamente. 
13 Em seguida, David passou para o outro lado do vale e colocou-se no cimo dum monte, a uma certa distância do acampamento de Saul. 
14 Então David gritou aos soldados e a Abner: «Abner, estás a ouvir-me?» E Abner respondeu: «Quem és tu que estás a incomodar o rei?» 
15 David disse-lhe: «Não és tu o homem mais importante de Israel, a quem ninguém se pode comparar? Por que é que não protegeste melhor o rei, teu senhor? Agora mesmo alguém esteve aí no acampamento para o matar. 
16 Tu não cumpriste com a tua obrigação. Merecem todos a morte, porque não protegeram o vosso amo, o rei que o SENHOR escolheu. Vejam se encontram a lança e a bilha de água que estavam junto à sua cabeceira.» 
17 Saul reconheceu a voz de David e perguntou: «És tu que falas, meu filho, David?» E este respondeu: «Sim, ó rei, sou eu! 
18 Mas por que razão é que o rei persegue este seu servo? Que fiz eu? Que mal cometi? 
19 Peço-te que ouças as palavras deste teu servo. Se é o SENHOR que te põe contra mim, que ele aceite a minha oferta como sacrifício; mas se são os homens, que o SENHOR os amaldiçoe. Eles procuram desterrar-me desta terra, que é pertença do SENHOR Deus, como se me mandassem servir outros deuses. 
20 Não me deixes morrer em terra estrangeira longe da presença do SENHOR. Por que é que saíste em minha perseguição como se fosse uma pulga ou uma perdiz nas montanhas?» 
21 Então Saul disse-lhe: «David, meu filho, reconheço que pequei! Não tenhas medo de voltar, que não tornarei a fazer-te mal, pois tu me poupaste a vida, hoje mesmo. Procedi como um louco e cometi um grandíssimo erro.» 
22 David respondeu-lhe: «Aqui está a tua lança, ó rei. Pode vir buscá-la um dos teus soldados. 
23 Que Deus recompense cada um conforme a sua fidelidade e lealdade. Embora o SENHOR te tenha hoje mesmo entregue nas minhas mãos, eu não quis levantar a minha mão contra o rei que ele escolheu. 
24 Assim como eu hoje mesmo poupei a tua vida, ó rei, assim o SENHOR queira poupar também a minha e me livre de todos os perigos.» 
25 Saul disse a David: «Que Deus te abençoe, meu filho! Tu farás grandes coisas e terás sucesso em tudo!» Depois disto, David seguiu o seu caminho e Saul regressou a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário