I Samuel 16

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 O SENHOR disse a Samuel: «Até quando vais andar triste por causa de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel? Enche o teu vaso de azeite e vai ter com Jessé, em Belém, porque escolhi um dos seus filhos para rei.» 
2 Mas Samuel respondeu: «Como posso fazer tal coisa? Se Saul vem a saber, mata-me.» O SENHOR disse-lhe: «Pega numa vitela e diz que a vais oferecer em sacrifício. 
3 Convidarás Jessé para o sacrifício e logo te direi o que deves fazer. Vais-me consagrar como rei aquele que eu te indicar.» 
4 Samuel fez o que o SENHOR lhe disse. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade saíram ao seu encontro com um certo medo e perguntaram-lhe: «A tua visita é de paz?» 
5 «Sim!», respondeu ele. «Eu vim aqui para oferecer sacrifícios ao SENHOR. Portanto, purifiquem-se e venham comigo também.» Disse a Jessé e aos seus filhos para se purificarem, e convidou-os em seguida para o sacrifício. 
6 Quando chegaram, Samuel viu Eliab, filho de Jessé e pensou que seria talvez esse o escolhido do SENHOR para ser consagrado rei. 
7 Mas o SENHOR avisou-o: «Não julgues pela sua aparência e pela sua estatura elevada, porque não foi esse que eu escolhi. Eu não julgo pelas aparências como vós julgais. Julgo pelo coração.» 
8 Jessé chamou depois Abinadab, apresentou-o a Samuel, mas Samuel disse-lhe: «Também não foi este que o SENHOR escolheu.» 
9 Em seguida, Jessé apresentou Chamá, mas Samuel disse que também não era aquele o escolhido do SENHOR. 
10 Desta maneira, Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos; e Samuel foi dizendo que nenhum deles era o escolhido do SENHOR. 
11 Por fim, perguntou Samuel a Jessé: «Não tens mais filhos?» «Falta só o mais pequeno que anda a apascentar o rebanho» — disse Jessé. «Manda-o chamar» — ordenou Samuel, «porque não comeremos a oferta do sacrifício, enquanto ele não chegar.» 
12 Jessé mandou-o chamar. Era um rapaz bem parecido, saudável e de belo aspecto. O SENHOR disse então a Samuel: «É esse mesmo; consagra-o rei.» 
13 Samuel pegou no vaso de azeite e consagrou David como rei, na presença dos seus irmãos. E a partir daquele momento, o Espírito do SENHOR apoderou-se dele. Depois Samuel despediu-se e voltou para Ramá. 
14 Entretanto o SENHOR retirou o seu espírito de Saul e enviou-lhe um espírito mau, que o atormentava. 
15 Os seus servidores disseram-lhe: «Sabemos que és atormentado por um espírito mau, enviado por Deus. 
16 Dá-nos ordens para procurarmos alguém que saiba tocar harpa. E, assim, quando o espírito mau te atacar, tu ficarás melhor, ao ouvires o som da harpa.» 
17 Saul deu-lhes ordens para procurarem um homem que soubesse tocar bem harpa. 
18 Então um dos servidores disse: «Eu conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar muito bem. Além disso, é um homem corajoso e um valente guerreiro; fala com sensatez, tem boa apresentação e o SENHOR está com ele.» 
19 Saul mandou, pois, mensageiros a Jessé com o seguinte recado: «Manda-me o teu filho David, o que guarda o rebanho.» 
20 E Jessé mandou-lhe David com um jumento carregado de pão, um odre de vinho e um cabrito. 
21 Foi assim que David se apresentou a Saul para o servir. Saul começou a gostar muito dele e nomeou-o seu escudeiro. 
22 Depois Saul mandou dizer a Jessé: «Eu gosto de David. Deixa-o ficar ao meu serviço.» 
23 Dali para o futuro, sempre que o espírito mau enviado por Deus atacava Saul, David pegava na harpa e tocava. O espírito mau deixava Saul e este acalmava e sentia-se melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário