Provérbios 5

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 Meu filho, atende à minha sabedoria e presta atenção ao meu ensinamento.  
2 Pois, com reflexão e conhecimento, a tua boca está resguardada.  
3 Os lábios da mulher leviana podem ser doces como o mel e os seus beijos suaves como o azeite.  
4 Mas no fim, só fica amargura e dor cortante como uma espada de dois gumes.  
5 Os seus passos descem para o mundo dos mortos; o caminho que ela segue leva à morte.  
6 Ela não repara no caminho da vida; os seus passos extraviam-se sem ela se dar conta.  
7 Escuta-me, pois, ó meu filho, e não te desvies dos meus conselhos. 
8 Afasta-te da mulher leviana; não te aproximes da porta da sua casa,  
9 para não entregares a outros a tua riqueza e os teus anos a alguém implacável;  
10 para que os estranhos não venham a enriquecer com os teus haveres, fruto do teu trabalho,  
11 e para não teres de chorar no fim, quando o teu corpo se for consumindo.  
12 Dirás então: «Como pude eu desprezar os avisos? Por que não fiz caso das repreensões?  
13 Não quis escutar a voz dos meus mestres, nem dei ouvidos aos meus educadores!  
14 Cheguei a ser apresentado como um desgraçado à vista de toda a comunidade reunida.»  
15 Podes beber e matar a sede com a água da tua cisterna e do teu poço.  
16 Vais deitar fora a água das tuas fontes, deixando-a escorrer em torrente pelas ruas?  
17 O poço e a água são só teus; não os repartas com estranhos.  
18 Abençoada seja a tua fonte! Alegra-te com a que é tua companheira desde a juventude,  
19 qual corça amorosa e gazela encantadora! Que nunca te faltem as suas carícias e que o seu amor sempre te envolva!  
20 Por que te deixas atrair pela mulher leviana e te apegas assim a uma desconhecida, meu filho?  
21 O SENHOR olha atentamente para os caminhos do homem e observa todos os seus passos.  
22 O mau fica preso nas suas próprias maldades, os seus pecados amarram-no como cordas.  
23 Ele morrerá devido à sua insensatez e o excesso da sua loucura perdê-lo-á.

Sem comentários:

Enviar um comentário