Provérbios 1

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 Provérbios de Salomão, filho de David, rei de Israel, 
2 para conhecer a sabedoria e a educação, para compreender as sentenças mais profundas,  
3 para adquirir educação prudente, justiça, rectidão e equilíbrio;  
4 para dar aos simples discernimento e aos jovens experiência e reflexão. 
5 O sábio escuta-os e aumenta o seu saber e os inteligentes alcançam maior profundidade,  
6 compreendendo os provérbios e as alegorias, as palavras dos sábios e os seus enigmas.  
7 Respeitar o SENHOR é o princípio do conhecimento; os insensatos desprezam sabedoria e educação.
8 Meu filho, ouve as advertências de teu pai, não desprezes os ensinamentos de tua mãe,  
9 pois são como um diadema na tua cabeça e um colar para o teu pescoço.  
10 Se as más companhias te quiserem seduzir, não lhes dês ouvidos, meu filho.  
11 Eles vão dizer-te: «Vem connosco! Vamos preparar uma emboscada e divertir-nos a armar ciladas aos inocentes.
12 Vamos engoli-los vivos como o abismo, como os mortos que baixam à sepultura.  
13 Arranjaremos toda a espécie de riquezas e encheremos as nossas casas com os despojos!  
14 A tua parte será igual à nossa, pois o que conseguirmos arranjar será de todos.»  
15 Meu filho, não vás com gente dessa, afasta-te dos seus maus caminhos,  
16 porque eles têm pressa de fazer mal, sempre prontos para matar alguém. 
17 Não vale a pena estender uma rede, se os pássaros estão a ver o caçador.  
18 Porém as suas armadilhas são contra si próprios e põem a sua vida em perigo.  
19 Esse é o fim dos gananciosos: é a própria ganância que os mata.  
20 A sabedoria faz ouvir a sua voz, proclamando pelas ruas e praças;  
21 sobre os muros eleva a sua voz, à entrada da cidade, repetindo:  
22 «Ó gente ingénua, até quando continuarão ingénuos? Ó arrogantes, até quando se vão rir de mim? Ó loucos, até quando recusarão o conhecimento?  
23 Prestem atenção às minhas repreensões e eu vos encherei de sabedoria e vos darei a conhecer os meus pensamentos.  
24 Tenho-vos chamado e convidado a vir, mas não prestaram atenção nem me escutaram.  
25 Desprezaram os meus conselhos e não fizeram caso das minhas repreensões.  
26 Também eu me vou rir, na vossa desgraça, e zombarei, quando estiverem cheios de medo,  
27 quando vos sobrevierem desastres terríveis em furacão, quando vos surpreender a desgraça como um temporal, quando sentirem o desespero e a angústia.  
28 Nessa altura, chamar-me-ão, mas não responderei, procurar-me-ão, mas não me vão encontrar, 
29 pois desprezaram a sabedoria e não quiseram respeitar o SENHOR;  
 30 repeliram os meus conselhos e desprezaram as minhas repreensões.  
31 Pois sofrerão as consequências dessa conduta e ficarão fartos das más intenções.  
32 A imprudência dos ingénuos dá cabo deles; a despreocupação dos insensatos os perderá.  
33 Mas aquele que me ouvir viverá tranquilo, seguro e sem receio de mal algum.»

Sem comentários:

Enviar um comentário