Mateus 25

Capítulos: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28  Início
1 E continuou Jesus: «O reino dos céus será então semelhante a dez jovens solteiras que pegaram nas suas candeias para irem ao encontro do noivo, na festa de casamento.
2 Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco cuidadosas.
3 As descuidadas pegaram nas candeias, mas não levaram azeite de reserva,
4 ao passo que as cuidadosas com as suas candeias levaram azeite de reserva.
5 Como o noivo se demorava, as jovens ficaram todas com sono e acabaram por adormecer.
6 À meia-noite ouviu-se um grito: “Aí vem o noivo! Vão ao encontro dele!”
7 As jovens levantaram-se todas e puseram-se a preparar as candeias.
8 Então as descuidadas disseram às cuidadosas: “Dêem-nos um pouco do vosso azeite que as nossas candeias estão-se a apagar.”
9 Mas as cuidadosas responderam: “Isso não, que assim não chega para nós e para vós. O melhor é irem ao mercado comprá-lo.”
10 Ora enquanto as jovens descuidadas foram comprar o azeite, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram para a sala do banquete. E fechou-se a porta.
11 Mais tarde, chegaram também as outras e gritaram: “Senhor! Abre-nos a porta!”
12 Mas o noivo respondeu-lhes lá de dentro: “Garanto-vos que não vos conheço!”
13 Portanto, estejam sempre atentos, porque não sabem nem o dia nem a hora.»
14 «O reino dos céus», continuou Jesus, «é também como um homem que foi fazer uma viagem. Chamou os empregados e encarregou-os de lhe tomarem conta da riqueza.
15 A um entregou quinhentas moedas, a outro duzentas e a outro cem; a cada um segundo as suas capacidades. Depois disto, saiu.
16 Aquele que recebeu as quinhentas moedas foi logo negociar com elas e veio a ganhar outras quinhentas.
17 O que recebeu duzentas moedas fez o mesmo e veio a ganhar outras duzentas.
18 Mas o que recebeu as cem moedas fez um buraco na terra e escondeu lá o dinheiro.
19 Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e fez contas com eles.
20 Apresentou-se o que tinha recebido as quinhentas moedas que entregou mais quinhentas e disse: “O senhor entregou-me quinhentas moedas. Aqui estão mais quinhentas que eu consegui ganhar.”
21 Disse-lhe o seu senhor: “Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!”
22 Apresentou-se também o que tinha recebido as duzentas moedas e disse: “O senhor entregou-me duzentas moedas. Aqui estão mais duzentas que eu consegui ganhar.”
23 “Muito bem!”, disse-lhe o seu senhor. “És um empregado bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!”
24 Depois apareceu aquele que tinha recebido as cem moedas e disse: “Eu sabia que o senhor é um homem duro que ceifa onde não semeou e junta onde não espalhou.
25 Por isso, tive medo e fui esconder as cem moedas num buraco. Aqui está o que é seu.”
26 O senhor disse-lhe: “És um mau trabalhador e preguiçoso. Sabias que ceifo onde não semeei e junto onde não espalhei.
27 Então devias ter posto o meu dinheiro a render para que ao regressar recebesse o que era meu com os respectivos juros.”
28 Depois deu estas ordens: “Tirem-lhe as cem moedas e dêem-nas ao que recebeu as quinhentas.”
29 Pois, a todo aquele que tem, mais se lhe há-de dar e terá de sobra, mas àquele que não tem, até o pouco lhe será tirado.
30 Quanto a esse servo inútil, ponham-no lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes.»
31 Jesus disse ainda: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, com todos os seus anjos, estará sentado no seu trono majestoso
32 e todos os povos da Terra se juntarão diante dele. Então ele há-de separá-los uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas das cabras.
33 Porá as ovelhas à sua direita e as cabras à sua esquerda.
34 E dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, abençoados de meu Pai! Venham receber por herança o reino que está preparado desde a criação do mundo.
35 Pois eu tive fome e deram-me de comer, tive sede e deram-me de beber, era peregrino e hospedaram-me,
36 andava nu e deram-me que vestir, estive doente e visitaram-me, estive na cadeia e foram-me visitar.”
37 Então os justos hão-de replicar: “Senhor, quando é que nós te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 Quando é que nós te vimos como um peregrino e te hospedámos, ou nu e te demos que vestir?
39 Quando é que nós te vimos doente ou na cadeia e te fomos visitar?”
40 E o rei lhes responderá: “Saibam que todas as vezes que fizeram isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeram.”
41 Depois dirá aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, malditos! Vão para fogo eterno que foi preparado para o Diabo e para os seus anjos!
42 Pois tive fome e não me deram de comer, tive sede e não me deram de beber,
43 era peregrino e não me deram hospitalidade, andava nu e não me deram que vestir, estive doente e na cadeia e não me visitaram.”
44 Estes hão-de perguntar também: “Senhor, quando foi que nós te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na cadeia e não cuidámos de ti?”
45 O rei então lhes há-de responder: “Saibam também que todas as vezes que deixaram de fazer isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer.”
46 Estes serão enviados para o castigo eterno, enquanto os que fizeram o bem irão para a vida eterna.»

Sem comentários:

Enviar um comentário