Jonas 4

Capítulos:   01 02 03 04   Início 
1 Mas Jonas ficou muito desgostoso com aquilo e muito ressentido.
2 Chegou mesmo a pedir ao SENHOR: «Ó SENHOR! Era isto mesmo que eu receava que acontecesse, quando ainda estava no meu país. Foi por isso que tentei fugir para Társis. É que eu sabia que tu és um Deus generoso e cheio de compaixão, paciente e cheio de bondade, sempre pronto a renunciar aos castigos que prometes.
3 Portanto, SENHOR, tira-me a vida! Antes quero morrer do que viver assim.»
4 Mas o SENHOR replicou-lhe: «Achas que tens razão para te irritares assim?»
5 Jonas saiu para fora da cidade e ficou ali perto, do lado do oriente. Preparou um abrigo com ramagens e sentou-se debaixo dele, para ver o que acontecia à cidade.
6 O SENHOR Deus fez crescer uma planta, mais alta do que Jonas, para lhe dar sombra e o confortar do seu desgosto. Jonas ficou muito contente, com aquela planta.
7 Mas na manhã seguinte, Deus fez com que um bicho fosse roer a planta e ela secou.
8 Ao nascer do Sol, Deus fez soprar do oriente um vento quente, que batia na cabeça de Jonas e quase o fazia desmaiar. Jonas desejou a morte e dizia: «É melhor para mim morrer do que viver assim!»
9 Mas Deus replicou a Jonas: «Achas que tens razão para te irritares assim, por causa da planta?» Jonas respondeu: «Acho que tenho razão e estou profundamente irritado.»
10 Então o SENHOR disse-lhe: «Tu tens pena duma planta que não fizeste crescer nem te deu trabalho nenhum, que cresceu numa noite e, antes da noite seguinte, murchou;
11 e eu não hei-de ter pena de Nínive, a grande cidade, onde vivem mais de cento e vinte mil pessoas, que não são capazes de distinguir entre a direita e a esquerda, e onde há ainda um grande número de animais?!»

Sem comentários:

Enviar um comentário