Jonas 1

Capítulos:   01 02 03 04   Início 
1 Um dia o SENHOR deu a Jonas, filho de Amitai, a seguinte ordem:
2 «Anda! Vai à Nínive, a grande cidade
3 Mas Jonas decidiu fugir para longe de Deus, indo para Társis. Dirigiu-se a Jafa
4 Porém o SENHOR fez com que um vento forte soprasse sobre o mar e levantou-se uma enorme tempestade, de tal modo que o barco parecia que ia despedaçar-se.
5 Cheios de medo, os marinheiros pediam ajuda cada um ao seu deus e atiraram ao mar a carga que levavam no barco, para assim o aliviarem. Jonas, esse, tinha descido ao porão do navio para se deitar e dormia profundamente.
6 O capitão do navio foi ter com ele e perguntou-lhe: «Que fazes aqui? Estás aí a dormir? Levanta-te e pede ajuda ao teu Deus. Talvez ele se queira interessar por nós e não nos deixe morrer.»
7 Entretanto os marinheiros diziam uns para os outros: «Vamos tirar à sorte, para sabermos quem é culpado desta desgraça que caiu sobre nós.» Tiraram à sorte e esta caiu sobre Jonas.
8 Disseram-lhe então: «Diz-nos de quem nos vem este mal! O que fazes aqui? De onde és tu? Qual é a tua terra e o teu povo?»
9 Jonas respondeu-lhes: «Eu sou um hebreu e adoro o SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra firme.»
10 E contou-lhes o que lhe acontecera. Eles ficaram cheios de medo, ao saberem que Jonas ia a fugir de Deus e perguntaram-lhe: «Que fizeste?
11 Que vamos agora fazer de ti, para o mar se acalmar e acabar a tempestade, que nos ameaça cada vez mais?»
12 Jonas respondeu-lhes: «Peguem em mim e atirem-me ao mar que ele ficará calmo. Eu sei que é por minha causa que esta grande tempestade veio contra vocês.»
13 Os marinheiros remavam com toda a força, para voltarem para terra, mas não conseguiam nada, porque a tempestade era cada vez mais forte contra eles.
14 Pediram então ajuda ao SENHOR, clamando: «Ó SENHOR, que nós não tenhamos de morrer por causa deste homem! Nem faças recair sobre nós o sangue inocente, pois tudo aconteceu como quiseste.»
15 Depois agarraram em Jonas e atiraram-no ao mar, e a fúria do mar acalmou.
16 Os marinheiros ficaram muito impressionados com o poder do SENHOR, ofereceram-lhe um sacrifício e fizeram promessas em sua honra.

Sem comentários:

Enviar um comentário