Deuteronómio 32

Capítulos01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Início 
1 «Escutem, ó céus, que eu vou falar; ouve, ó terra, as minhas palavras. 
2 Que os meus ensinamentos sejam como a chuva e desça como o orvalho a minha palavra, como chuva miúda sobre a erva, como gotas de água sobre as plantas, 
3 que eu vou proclamar a glória do SENHOR! Cantem a grandeza do nosso Deus! 
4 Ele é nosso refúgio e o que ele faz está perfeito, os seus caminhos são a própria justiça. É um Deus fiel e justo em tudo, é honesto e recto. 
5 Mas vós, como filhos indignos, e geração pervertida, comportaram-se mal com ele. 
6 É assim que queres retribuir ao SENHOR, ó povo louco e insensato? Ele é o teu pai e senhor! Foi ele que te deu o ser e a vida. 
7 Lembra-te dos tempos antigos, pensa em tudo o que já passou. Pede ao teu pai que te informe e aos teus anciãos que te contem. 
8 Quando o Altíssimo distribuiu os povos e separou a Humanidade em grupos, fixou as fronteiras para cada um tendo em conta o número dos israelitas. 
9 Pois o povo de Israel é propriedade do SENHOR, os descendentes de Jacob são sua herança pessoal. 
10 Foi encontrá-lo numa região deserta, numa terra árida, cheia de gritos selvagens. Rodeou-o de cuidados e instruiu-o, tratou-o como a menina dos seus olhos. 
11 Como a águia vela pelos seus filhos, que estão no ninho esvoaçando sobre eles e abrindo as asas, para os recolher e transportar, 
12 assim o SENHOR o conduziu sozinho, sem ajuda de nenhum outro deus. 
13 Fê-lo conquistar as montanhas e deu-lhe a comer os frutos do campo. Criou-o com mel tirado da rocha e azeite da pedra dura; 
14 alimentou-o com manteiga e leite de vacas e ovelhas, com cordeiros gordos, carneiros de Basã e cabritos, com a melhor farinha de trigo, e com o vinho das suas videiras. 
15 Mas Jessurun engordou e revoltou-se. Estavas gordo, anafado e bem nutrido! Abandonou a Deus, seu criador e desprezou o seu protector e salvador. 
16 Provocaram os ciúmes do SENHOR, seguindo outros deuses, e irritaram-no com coisas abomináveis. 
17 Ofereceram sacrifícios e animais a demónios que não são deuses e que eles anteriormente não aceitavam, a divindades arranjadas ultimamente entre os povos vizinhos mas que os vossos pais nunca adoraram. 
18 Desprezaste a rocha que te deu à luz, esqueceste o Deus que te trouxe ao mundo. 
19 Ao ver isto, o SENHOR ficou indignado e irado com os seus filhos e filhas. 
20 Chegou a dizer: “Vou deixar de olhar por eles. Quero ver o que lhes vai acontecer. Realmente são gente rebelde, são filhos em quem se não pode confiar. 
21 Provocaram-me ciúmes com coisas que não são Deus, irritaram-me com ídolos sem vida. Também eu lhes hei-de provocar ciúmes, escolhendo um povo que nem sequer é povo, hei-de irritá-los, escolhendo uma nação sem inteligência.
22 A minha ira é um fogo que está a arder e há-de queimar até às profundezas da terra. Há-de consumir a terra e o que ela produziu e abrasar as montanhas até aos fundamentos. 
23 Lançarei contra eles todos os males e atirarei contra eles as minhas setas. 
24 Ficarão mortos de fome e consumidos por febres e por epidemias mortais. Enviarei contra eles animais ferozes e serpentes venenosas. 
25 Na rua, os seus filhos serão mortos à espada e, em casa, morrerão de angústia, quer se trate de rapazes ou de raparigas, de crianças ou de velhos. 
26 Eu tinha a intenção de os destruir, de apagar da terra a sua lembrança, 
27 mas quis evitar os insultos do inimigo. Pois os seus adversários diriam orgulhosos: ‘Foi a nossa força enorme e não o SENHOR que realizou esta façanha.’” 
28 São um povo sem entendimento, um povo sem inteligência. 
29 Oxalá eles conseguissem entender isto e percebessem o futuro que os espera. 
30 Como é que um homem sozinho pode perseguir mil inimigos ou como é que dois podem afugentar dez mil? Só se o SENHOR, o seu protector, os entregar, e os puser nas suas mãos. 
31 Pois sua rocha não é como a nossa rocha e os nossos inimigos são testemunhas disso. 
32 São como vinhas de Sodoma, plantadas nos campos de Gomorra. As suas uvas são venenosas e os seus cachos são amargos. 
33 O seu vinho é veneno de víboras, um terrível veneno de serpentes. 
34 É isto que eu conservo bem guardado e selado como um tesouro. 
35 Eu é que hei-de tirar vingança e dar a paga, na altura em que os seus pés resvalarem. Está próximo o dia da sua ruína; aproxima-se o fim que lhes está destinado. 
36 O SENHOR defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos. Quando ele vir que as suas forças fraquejam e já não há fracos nem fortes, 
37 exclamará: “Onde estão os seus deuses, o rochedo protector no qual eles confiavam, 
38 os deuses que comiam a gordura dos animais sacrificados e bebiam o vinho oferecido nos templos? Que eles venham agora defender-vos e vos ofereçam refúgio. 
39 Reparem bem! Eu sou o único Deus e não há outro Deus como eu. Tenho o poder de dar a morte e a vida, causo uma ferida e curo-a e ninguém me consegue escapar. 
40 Levanto a minha mão e juro pela minha própria vida, que é eterna. 
41 Juro que hei-de afiar a espada como um relâmpago e hei-de impor a minha justiça, para me vingar dos meus inimigos, e pagar àqueles que me odeiam. 
42 A minha espada há-de fartar-se de carne e as minhas setas ficarão saciadas de sangue, sangue dos mortos e dos prisioneiros e das cabeças desgrenhadas do inimigo.” 
43 Ó nações estrangeiras, alegrem-se com o seu povo! Ele há-de vingar a morte dos seus servos, e há-de tirar vingança dos seus inimigos, mas perdoará à sua terra e ao seu povo.» 
44 Moisés tinha-se apresentado diante de todo o povo, juntamente com Josué, filho de Nun, para recitar diante de todos este cântico. 
45 Depois de ter acabado de o recitar 
46 disse-lhes: «Prestem bem atenção a todas as palavras que hoje vos dirigi e dêem ordens aos vossos filhos para cumprirem todos os mandamentos desta lei. 
47 Não se trata de uma coisa sem interesse para vós, mas, trata-se da vossa própria vida. Desta maneira, terão uma longa vida na terra que vão receber em propriedade, depois de atravessarem o Jordão.» 
48 Naquele mesmo dia, o SENHOR voltou a falar a Moisés e disse-lhe: 
49 «Vai às montanhas de Abarim e sobe ao monte Nebo, que está na região de Moab, em frente de Jericó, para veres a terra de Canaã, que eu vou dar aos filhos de Israel como propriedade sua. 
50 Sobre essa montanha, aonde vais subir, tu hás-de morrer, juntando-te aos teus antepassados, da mesma maneira que morreu Aarão, teu irmão, no monte Hor, tendo ido juntar-se aos seus antepassados. 
51 Isto acontece assim, porque foram ambos infiéis para comigo diante do povo de Israel, aquando dos acontecimentos de Meriba de Cadés, no deserto de Sin, e não me honraram diante dos israelitas. 
52 Por isso, podes ver a terra, que eu vou dar aos israelitas, mas não poderás lá entrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário