Tiago 4

Capítulos: 01 02 03 04 05  Início
1 Donde vêm as guerras e as lutas que experimentam? Não será das paixões conflituosas no interior de cada um?
2 Desejam, mas não possuem; matam e cobiçam, mas não ficam satisfeitos. Daí vêm as vossas guerras e lutas. Não têm o que querem, porque não o pedem a Deus.
3 Se pedem e não recebem, é porque pedem mal, pedindo coisas que só servem os vossos prazeres.
4 Gente infiel! Não sabem que a amizade para com o mundo é inimizade para com Deus? Se alguém quer ser amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus.
5 Não é em vão que a Sagrada Escritura diz: Deus exige que o espírito que fez habitar em nós o ame a ele somente.
6 Mas ele nos mostra cada vez mais graça. Por isso diz ainda a Sagrada Escritura: Deus resiste aos orgulhosos, mas concede a sua graça aos humildes.
7 Portanto, sejam submissos a Deus e resistam ao Diabo, que ele fugirá de vós.
8 Vão ao encontro de Deus e ele virá ao vosso encontro. Os que são pecadores corrijam-se dos seus erros; os indecisos purifiquem as suas intenções.
9 Reconheçam o vosso mal, arrependam-se e chorem. Que o vosso riso se transforme em luto e a vossa alegria, em tristeza.
10 Humilhem-se diante do Senhor e ele vos há-de engrandecer.
11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Aquele que julga o seu irmão ou fala mal dele está a falar mal da própria lei de Deus e a julgá-la. E, se pretendes julgar a lei, já não a estás a cumprir, mas fazes-te juiz dela.
12 E só há um que tem poder para dar leis e para julgar: aquele que tem poder para salvar ou condenar. Mas tu quem és para julgares o teu semelhante?
13 Há por aí quem diga: «Hoje ou amanhã vamos para tal terra, passamos lá um ano a fazer negócio e ganharemos bom dinheiro.»
14 Mas nem sequer sabem o que vos vai acontecer amanhã! Não passam de uma nuvenzinha, que aparece uns instantes e rapidamente desaparece.
15 O que deviam dizer era: «Se Deus quiser, ainda estaremos vivos e poderemos fazer isto ou aquilo.»
16 Mas não! A vossa arrogância leva-vos ao orgulho. Porém, esse género de orgulho nunca é bom.
17 Portanto, aquele que sabe o bem que deve praticar e não o pratica, está a cometer pecado.

Sem comentários:

Enviar um comentário