II Reis 15

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25  Início 
1 No vigésimo sétimo ano do reinado de Jeroboão, rei de Israel, Azarias, filho de Amazias, tornou-se rei em Judá.
2 Tinha dezasseis anos, quando subiu ao trono. Reinou cinquenta e dois anos, em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Jecolias e era natural de Jerusalém.  
3 Seguindo o exemplo de seu pai, Azarias procedeu com rectidão e agradou ao SENHOR.  
4 Contudo, os santuários pagãos, onde o povo oferecia sacrifícios e queimava incenso, não foram destruídos.
5 O SENHOR castigou o rei Azarias com lepra, e ficou leproso até ao dia da sua morte; teve que viver no seu palácio, isolado de todos, tendo o seu filho Jotam assumido a regência do país e a administração do palácio real.
6 O resto da história de Azarias, com todos os seus feitos está escrito no livro das Crónicas dos Reis de Judá.
7 Quando Azarias morreu, foi sepultado junto dos seus antepassados na cidade de David. Por sua morte, sucedeu-lhe no trono o seu filho Jotam.  
8 No trigésimo oitavo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão tornou-se rei em Israel. Reinou durante seis meses, em Samaria.  
9 Tal como os seus antecessores, fez aquilo que desagrada ao SENHOR, seguindo o mau exemplo do rei Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar.  
10 Um certo Salum, filho de Jabés, conspirou contra o rei Zacarias, assassinou-o diante do povo e sucedeu-lhe no trono.  
11 O resto da história de Zacarias está escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.  
12 Assim se cumpriu o que o SENHOR anunciou ao rei Jeú: «Os teus descendentes ocuparão o trono de Israel, durante quatro gerações.» 
13 No trigésimo nono ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Salum, filho de Jabés, tornou-se rei em Israel. Reinou só durante um mês, em Samaria.  
14 Um certo Menaém, filho de Gadi, foi de Tirça à Samaria, assassinou Salum e sucedeu-lhe no trono.  
15 O resto da história de Salum e da conspiração que preparou, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.  
16 Quando saiu de Tirça, Menaém destruiu completamente a cidade de Tifsa e os arredores matando todos os seus habitantes, porque a cidade não se quis render. Até rasgou o ventre de todas as mulheres grávidas.
17 No trigésimo nono ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Menaém, filho de Gadi, tornou-se rei em Israel. Reinou durante dez anos, em Samaria.  
18 Fez aquilo que desagrada ao SENHOR, tendo seguido sempre o mau exemplo do rei Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar.  
19 Pul, rei da Assíria, invadiu Israel e Menaém deu-lhe umas trinta e quatro toneladas de prata, a fim de conseguir o seu apoio para se manter no trono.  
20 Para pagar tal quantidade de prata ao rei da Assíria, Menaém exigiu a cada um dos grandes proprietários de Israel o tributo de cinquenta moedas de prata. Então o rei da Assíria voltou para o seu país, deixando de ocupar o território de Israel.  
21 O resto da história de Menaém e tudo o que ele fez, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.
22 Por sua morte, sucedeu-lhe no trono o seu filho Pecaías.  
23 No quinquagésimo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Pecaías, filho de Menaém, tornou-se rei em Israel. Reinou durante dois anos, em Samaria.  
24 Fez aquilo que desagrada ao SENHOR, seguindo o mau exemplo do rei Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar.  
25 Um dos oficiais do exército do rei Pecaías, chamado Peca, filho de Remalias, conspirou contra ele juntamente com cinquenta homens de Guilead; assassinou Pecaías em Samaria, na torre do palácio real, junto de Argob e de Arié, e sucedeu-lhe no trono.  
26 O resto da história de Pecaías e do que ele fez está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.
27 No quinquagésimo segundo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Peca, filho de Remalias, tornou-se rei em Israel. Reinou vinte anos, em Samaria.  
28 Fez aquilo que desagrada ao SENHOR, seguindo o mau exemplo do rei Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar.  
29 No tempo em que Peca era rei de Israel, Tiglat-Falasar, rei da Assíria, apoderou-se das cidades de Ion, Abel-Bet-Macá, Janoa, Quedes e Haçor e dos territórios de Guilead, Galileia e todo o território de Neftali, e levou todos os seus habitantes prisioneiros para a Assíria.  
30 No vigésimo ano do reinado de Jotam, filho de Azarias, rei de Judá, Oseias, filho de Elá, conspirou contra o rei Peca, filho de Remalias, e assassinou-o, sucedendo-lhe no trono.  
31 O resto da história de Peca, e tudo o que ele fez, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel.
32 No segundo ano do reinado de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, Jotam, filho de Azarias, tornou-se rei em Judá.  
33 Tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono. Reinou durante dezasseis anos em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Jerusa e era filha de Sadoc.  
34 Seguindo o exemplo de Azarias, seu pai, o rei Jotam procedeu com rectidão e agradou ao SENHOR.
35 Todavia, continuaram a existir os santuários pagãos, onde o povo continuava a oferecer sacrifícios e a queimar incenso. Foi Jotam quem construiu a porta superior  
36 O resto da história de Jotam e os seus feitos, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Judá.
37 Foi no seu tempo que o SENHOR começou a enviar Recin, rei da Síria, e Peca, rei de Israel, para atacarem Judá.
38 Jotam morreu e foi sepultado junto dos seus antepassados, na cidade de David. Sucedeu-lhe no trono o seu filho Acaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário