I Crónicas 22

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29  Início
1 Por tal razão, David declarou: «Este é o santuário do SENHOR e aqui está o altar onde os israelitas oferecerão os seus sacrifícios.»  
2 David mandou reunir todos os estrangeiros que habitavam no país e encarregou os canteiros de trabalharem as pedras destinadas à construção do templo.  
3 Preparou grande quantidade de ferro, tanto para os pregos e batentes como para as ferragens das portas, uma enorme quantidade de bronze  
4 e madeira de cedro também em enorme quantidade, já que os de Sídon e de Tiro tinham mandado a David muita madeira de cedro.  
5 David pensava deste modo: «O meu filho Salomão é ainda jovem e sem experiência. Mas o templo que ele há-de construir para o SENHOR tem de ser famoso em todo o mundo, pela sua grandeza e pela sua beleza. Por isso, vou eu próprio tratar dos preparativos.» E assim, antes de morrer, David fez grandes preparativos para a construção do templo.  
6 David chamou Salomão e encarregou-o de construir um templo para o SENHOR, Deus de Israel.  
7 Falou-lhe assim: «Meu filho, eu tinha a intenção de construir um templo para o SENHOR, meu Deus.
8 Mas o SENHOR disse-me: “Tu derramaste muito sangue e fizeste muitas guerras. Por causa de todo esse sangue que fizeste correr diante de mim, sobre a terra, não és tu que me construirás um templo.  
9 Há-de nascer-te um filho que será um homem pacífico. Farei com que os inimigos que o rodeiam o deixem viver tranquilo. Será chamado Salomão, pois durante o seu reinado concederei paz e sossego a Israel.
10 Ele é que me irá construir um templo. Será para mim um filho e eu serei para ele um pai. A sua dinastia permanecerá para sempre em Israel.”  
11 Agora, meu filho, que o SENHOR te proteja, que tudo te corra bem e que possas construir o templo do SENHOR, teu Deus, como ele disse a teu respeito.  
12 Que o SENHOR te dê sabedoria e inteligência, quando te fizer reinar em Israel, para cumprires a lei do SENHOR, teu Deus.  
13 Tudo te correrá bem, se cumprires todas as leis e todas as normas que o SENHOR deu a Israel, por meio de Moisés. Ânimo e coragem! Não tenhas medo, nem desanimes.  
14 Com os meus esforços consegui juntar para o templo do SENHOR mais de três mil toneladas de ouro, mais de trinta mil toneladas de prata e uma quantidade incalculável de bronze e de ferro. Arranjei oficialmente madeira e pedra e certamente que tu juntarás mais ainda.  
15 Tens ao teu serviço muitos trabalhadores. Tens pedreiros, carpinteiros e operários especializados em qualquer género de trabalho.  
16 Ouro, prata, bronze e ferro já tens em quantidade incalculável. Portanto, mãos à obra e que o SENHOR te proteja!»  
17 David deu ordens a todos os chefes de Israel, para ajudarem o seu filho Salomão.  
18 Falou-lhes deste modo: «O SENHOR, vosso Deus, tem-vos protegido, e tem-vos concedido paz em todas as fronteiras, desde que entregou os antigos habitantes do país ao meu poder. Estão agora sujeitos ao SENHOR e ao seu povo.  
19 Procurem agora conhecer a vontade do SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e a vossa alma. Ponham mãos à obra e construam o santuário do SENHOR, vosso Deus, para levarem a arca da aliança do SENHOR e os objectos sagrados para o templo que se vai construir ao SENHOR!»

Sem comentários:

Enviar um comentário