Romanos 1

Capítulos: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16  Início 
1 Eu, Paulo, sou servo de Cristo Jesus e fui chamado para ser apóstolo, escolhido para anunciar o evangelho de Deus.
2 Esta boa nova já Deus a tinha prometido na Sagrada Escritura por meio dos seus profetas.
3 Ela diz respeito ao seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo nascimento, ele era descendente de David,
4 mas pelo Espírito que santifica foi manifestado como Filho de Deus com poder, pela ressurreição dos mortos.
5 Foi por meio dele que recebi o privilégio de ser apóstolo, para levar as pessoas de todas as nações à obediência da fé, por amor do seu nome.
6 É no número dos que foram chamados a pertencer a Cristo que os irmãos também se encontram.
7 A todos, pois, os que em Roma são amados de Deus e chamados a ser santos, que Deus nosso Pai e Jesus Cristo nosso Senhor vos dêem graça e paz.
8 Antes de mais, dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo. Dou graças por todos vós, porque em toda a parte se fala da vossa fé.
9 Deus sabe como é verdade o que digo — aquele Deus a quem sirvo de todo o coração ao anunciar a boa nova a respeito de seu Filho. Ele é testemunha de como sempre vos recordo nas minhas orações.
10 Peço a Deus que, pela sua vontade, me dê um dia a oportunidade de ir até junto de vós.
11 De facto tenho imenso desejo de vos ir visitar para vos transmitir algum dom espiritual, de modo que se tornem mais firmes na fé.
12 Desejo que nos animemos uns aos outros: eu pela vossa fé e vós pela minha.
13 Meus irmãos, quero que fiquem a saber que muitas vezes fiz os meus planos para vos ir visitar, mas até agora não me foi possível. Desejava que isso também vos levasse algum proveito, tal como tem acontecido com outros povos.
14 É meu dever ir até junto de todos, civilizados ou não-civilizados, sábios ou ignorantes.
15 Daí, o meu grande desejo de anunciar o evangelho também a vós em Roma.
16 Não me envergonho do evangelho. Ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus.
17 Nele se revela a justiça de Deus por meio da fé. Como está escrito: Aquele que é justo pela fé viverá.
18 Com efeito, Deus manifesta a sua ira divina contra toda a impiedade e injustiça cometida por aqueles que, pela sua injustiça, não deixam que se conheça a verdade.
19 Deus castiga-os porque eles conhecem bem aquilo que se pode conhecer a respeito de Deus. Pois também a eles Deus se deu a conhecer.
20 De facto, desde a criação do mundo, Deus que é invisível mostrou claramente o seu poder eterno e a sua divindade nas suas obras. Por isso não têm desculpa.
21 Eles sabiam que Deus existe mas não o adoraram nem lhe deram graças como é devido. Pelo contrário, os seus raciocínios tornaram-se vazios e os seus corações insensatos perderam-se na escuridão.
22 Dizem-se sábios mas não têm juízo.
23 Em vez de darem glória ao Deus imortal, adoraram imagens do homem mortal e até adoraram imagens de aves, serpentes e outros animais.
24 Por isso Deus abandonou-os às paixões dos seus corações e caíram em acções vergonhosas desonrando os seus próprios corpos.
25 Trocaram o verdadeiro conhecimento de Deus pela mentira. Adoraram e serviram coisas criadas em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, ele que deve ser adorado eternamente! Ámen.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões vergonhosas. Até as mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza.
27 Da mesma maneira, os homens deixaram as relações normais com a mulher para arderem de paixão uns pelos outros. Caíram em acções vergonhosas uns com os outros e eles mesmos receberam o castigo dos seus erros.
28 Uma vez que não tiveram em consideração o conhecimento de Deus, o próprio Deus os abandonou ao seu entendimento corrompido para fazerem o que não deviam.
29 Encheram-se de toda a espécie de injustiças, perversidades, ambições, maldades, invejas, crimes, desordens, mentiras, falsidades e calúnias.
30 Tornaram-se maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, intriguistas, rebeldes para com os pais,
31 sem consciência, desleais, sem amor e desumanos uns para com os outros.
32 Eles sabem muito bem que é lei de Deus que todos os que vivem assim merecem a morte. E não só fazem tais coisas mas até aprovam os outros que fazem o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário