Cânticos 1

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 Início 
1 O mais belo dos cânticos, de Salomão.
2 Beija-me com os teus doces lábios; que as tuas carícias são mais deliciosas que o vinho. 
3 Os teus perfumes cheiram tão bem! O som do teu nome é agradável perfume. Por isso, as mulheres gostam de ti.
4 Leva-me contigo! Vamos depressa! Leva-me para os teus aposentos, ó meu rei. Vamos alegrar-nos eu e tu, e ser felizes; celebraremos o teu amor mais suave do que o vinho. Com razão toda a gente gosta de ti!
 5 Mulheres de Jerusalém, sou morena, mas formosa, como as tendas da tribo de Quedar, como as cortinas do palácio de Salomão.
6 Não olhem para a minha pele escura com desdém, pois foi o sol que me queimou. Os meus irmãos aborreceram-se comigo e puseram-me a guardar as vinhas. Mas a minha própria vinha, eu não a soube guardar.
7 Diz-me, amor da minha vida! Onde apascentas o teu rebanho? Onde o recolhes ao meio-dia? Para não ter de andar disfarçada, atrás dos rebanhos dos teus colegas.
8 Se o não sabes, ó formosa entre as formosas, segue as pisadas do rebanho e vai apascentar os teus cabritos junto das cabanas dos pastores.
9 Tu és bela para mim, ó minha amada, como as éguas dos carros do faraó.
10 Que lindas são as tuas faces entre os brincos! Que lindo, o teu pescoço entre os colares!  
11 Faremos para ti brincos de ouro marchetados de prata.
12 Enquanto o meu rei está em festa, o meu perfume de nardo espalha a sua fragrância.  
13 O meu amado é para mim como uma bolsinha de mirra que repousa entre os meus seios.  
14 O meu amado é para mim como um cacho florido de alfena nas vinhas de En-Guédi  
15 Como és bela, minha amada! Como és bela! Os teus olhos são duas pombas!  
16 Como és belo, meu amor! Como és encantador! O nosso leito é de verdura;  
17 os cedros são as vigas da nossa casa; e os ciprestes o tecto que nos cobre.

Sem comentários:

Enviar um comentário