Ageu 1

Capítulos:    01 02   Início 
1 No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, o SENHOR dirigiu-se ao profeta Ageu para ele ir falar ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel e ao sumo sacerdote Josué, filho de Joçadac.
2 O SENHOR todo-poderoso disse a Ageu: «Esta gente diz que ainda não chegou o tempo de se reconstruir o templo.»
3 Ageu falou-lhes deste modo em nome do SENHOR todo-poderoso:
4 «Ora bem, eu pergunto se é tempo para vocês viverem em casas luxuosas, enquanto o meu templo está em ruínas.
5 Prestem atenção ao vosso procedimento — declara o SENHOR todo-poderoso.
6 Vocês semearam muito, mas recolhem pouco. Têm alimento, mas não o bastante para ficarem saciados; têm que beber, mas não o suficiente para ficarem satisfeitos; têm roupas para vestir, mas não chegam para se aquecerem; o operário ganha o seu salário, mas é como se caísse em saco-roto.
7 Eu, o SENHOR todo-poderoso volto a avisar-vos! Reparem no vosso modo de proceder!
8 Subam, pois, à montanha, tragam madeira e reconstruam o meu templo. Ficarei então satisfeito por ser lá adorado. Palavra do SENHOR!
9 Vocês esperaram grandes colheitas, mas obtiveram pouco. E o pouco que guardaram eu o dissipei com um sopro. E por quê? — pergunta o SENHOR todo-poderoso. É por causa do meu templo que está em ruínas, enquanto cada um de vocês se preocupa com a sua casa.
10 É por isso que dos céus não caiu chuva nem as terras produziram.
11 Provoquei a seca na terra e nas montanhas, nos campos de trigo, nas vinhas e nos olivais e em tudo o que a terra devia produzir, em todo o povo e nos animais. E assim ficaram comprometidos os vossos animais e todo o vosso trabalho.»
12 Zorobabel, filho de Salatiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Joçadac, e todo o resto do povo tiveram medo e prestaram atenção ao que o SENHOR Deus lhes disse, por meio do profeta Ageu, tal como o SENHOR Deus lhe mandou.
13 Então Ageu, enviado do SENHOR, falou ao povo desta maneira em nome de Deus: «Eu garanto que estarei convosco! Palavra do SENHOR!»
14 Desta forma, o SENHOR despertou o entusiasmo de Zorobabel, governador de Judá, do sumo sacerdote Josué e do resto do povo. Puseram-se todos a trabalhar para reconstruírem o templo do seu Deus, o SENHOR todo-poderoso.
15 Era o dia vinte e quatro do sexto mês do rei Dario.

Sem comentários:

Enviar um comentário